Pesquisa
Home
Modificar tamanho de letra:

Nos dias 19 e 20 de outubro, as mulheres poderão realizar o preventivo ginecológico, através da coleta de material para o exame de câncer de colo de útero e o exame clínico de mamas, além de agendarem, quando necessário, exames de ultrassonografia e de mamografia. O horário de atendimento será diferenciado, das 17h30min às 22 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa visa atender, especialmente, as mulheres que trabalham fora, uma vez que fica difícil para elas irem a uma UBS em horário normal de atendimento.

 

 
Modificar tamanho de letra:

Nos dias 19 e 20 de outubro, as mulheres poderão realizar o preventivo ginecológico, através da coleta de material para o exame de câncer de colo de útero e o exame clínico de mamas, além de agendarem, quando necessário, exames de ultrassonografia e de mamografia. O horário de atendimento será diferenciado, das 17h30min às 22 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa visa atender, especialmente, as mulheres que trabalham fora, uma vez que fica difícil para elas irem a uma UBS em horário normal de atendimento.

 

 
Modificar tamanho de letra:

Entrega das espécies será realizada no dia 17 de novembro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está recebendo reserva de alevinos de diversas espécies. Os agricultores interessados devem fazer o seu pedido até o dia 11 de novembro. A entrega será efetuada no dia 17 de novembro, no turno da manhã, a partir das 7h30min, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Prefeitura de Getúlio Vargas.

Serão disponibilizadas diversas espécies, entre elas, carpa capim, cabeça-grande, prateada, tilápia, e outras. Informações podem ser adquiridas através do telefone 54 3341-1600, Ramal 226.

 
Modificar tamanho de letra:

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, audiência pública, com a finalidade de apresentar o relatório de avaliação do cumprimento das metas em saúde - SUS e o Relatório de Gestão - MGS referentes ao 2º quadrimestre de 2016.

Na oportunidade, também foi realizada audiência pública para apresentar o Relatório SARGSUS referente ao 2º quadrimestre de 2016. Convocada pela Secretaria de Saúde e atendendo as exigências legais, a audiência teve como objetivo prestar contas à comunidade das ações executadas e dos recursos aplicados na área de saúde.

Conforme ficou comprovado, os gastos em saúde atingiram o percentual de 19,86%, cumprindo e ultrapassando o índice constitucional de aplicação de 15% do orçamento do município na área da saúde.

Também foram apresentados os números de pessoas atendidas, sendo que uma constatação que chamou a atenção foi para o alto índice de faltas a consultas agendadas. Foram realizadas 7.742 consultas de clínica médica, sendo 231 agendadas e não comparecidas. Realizadas 779 consultas ginecológicas e 133 agendadas e não comparecidas. Realizadas 710 consultas pediátricas, 95 agendadas e não comparecidas. Foram 1.021 pessoas atendidas na fisioterapia, e 117 agendamentos não comparecidos. Foram realizadas 525 atendimentos na psicologia, sendo que 206 foram agendados e não comparecidos.

No período - 2º quadrimestre de 2016 -, foram realizados 15.609 exames laboratoriais e transportados para outros municípios para atendimento nas referências médicas 4.586 pacientes.

 

 
Modificar tamanho de letra:

Tema é “Os alimentos e o bem-estar: uma relação necessária”

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através do Departamento de Alimentação Escolar, lançou, nesta quarta-feira, 5, o 1º Concurso Alimentação Saudável 2016, com o tema “Os alimentos e o bem-estar: uma relação necessária”. Uma alimentação saudável é aquela que atende a todas as exigências do corpo, ou seja, não está abaixo nem acima das necessidades do nosso organismo. Além de ser fonte de nutrientes, a alimentação envolve diferentes aspectos, tais como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais. As pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir suas necessidades orgânicas de nutrientes. Não se “alimentam” de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cor, textura e sabor. Portanto, o alimento como fonte de prazer e identidade cultural e familiar também é uma abordagem importante para promover a saúde.

Poderão participar estudantes de todos os níveis da Ed. Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas, divididos em cinco categorias, que apresentem trabalhos originais e inéditos que versem sobre o tema deste concurso, sendo elas: I. Ed. Infantil (pré-escola) e 1º ano Ensino Fundamental; II. Ensino Fundamental (2º e 3º anos); III. Ensino Fundamental (4º e 5º anos); IV. Ensino Fundamental II (6º e 7º anos – Ensino Regular e EJA); e V. Ensino Fundamental II (8º e 9º anos – Ensino Regular e EJA).

A primeira etapa do concurso refere-se à pré-seleção dos trabalhos à nível de escola. Cada escola deverá efetuar, mediante critérios de seleção próprios, levando em consideração as regras de cada categoria, no máximo um trabalho por categoria e inscrevê-los na etapa municipal. A inscrição na etapa municipal far-se-á mediante preenchimento de ficha de inscrição dos trabalhos pré-selecionados, sendo os mesmos encaminhados para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, junto ao Setor da Alimentação Escolar. A etapa escolar iniciou em 05/10/16 e se encerra em 19/10/16.

A segunda etapa do concurso refere-se à seleção dos trabalhos à nível municipal. Os trabalhos pré-selecionados pelas escolas devem ser entregues até a data 19/10/16, no Setor de Alimentação Escolar. Devem ser entregues: o trabalho e a ficha de inscrição devidamente preenchida. O horário de recepção dos originais no Setor da Alimentação Escolar da SMECD será das 7h30min às 11h30min no período da manhã e das 13h às 17h no período da tarde.

Na etapa municipal, caberá aos munícipes e comunidade em geral votar no trabalho que considera o melhor em cada categoria. Os trabalhos pré-selecionados pelas escolas serão divulgados pelo site da SMECD para que cada votante possa fazer a sua escolha. O período de votação on-line junto ao site da SMECD será de 20/10/16 a 23/10/16. Os trabalhos mais votados em cada categoria serão conhecidos na data 24/10/16 e a solenidade de premiação dos mesmos dar-se-á em data a ser divulgada posteriormente.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS E TEMÁTICAS

1) Categoria Ed. Infantil e 1º ano

Tema: Alimentação Saudável

Trabalho: Fotografia

Observação: cada participante deverá entregar uma cópia da fotografia em mídia digital (CD ou DVD).

2) Categoria 2º e 3º anos

Tema: Alimentação e a prática de esportes

Trabalho: Slogan e/ou frase

Observação: Cada participante deverá entregar uma cópia do slogan e/ou frase impressa e em áudio gravado em mídia digital (CD ou DVD).

3) Categoria 4º e 5º anos

Tema: Merenda saudável

Trabalho: Paródia

Observação: Cada participante deverá entregar uma cópia da paródia impressa e em áudio gravado em mídia digital (CD ou DVD).

4) Categoria 6º e 7º anos (Ensino Regular e EJA)

Tema: Os alimentos e suas vitaminas

Trabalho: Produção textual – Gênero: dica “Você sabia?”. Texto de, no máximo, 10 (dez) linhas.

5) Categoria 8º e 9º anos (Ensino Regular e EJA)

Tema: Alimentos e qualidade de vida

Trabalho: Vídeo de, no máximo, 3 (três) minutos.

Observação: Cada participante deverá entregar uma cópia do vídeo gravado em mídia digital (CD ou DVD).

PRÊMIOS

Na etapa escolar, serão premiados dois trabalhos por categoria, os quais serão editados e publicados posteriormente na imprensa falada e escrita (rádio e jornal) e via Internet, pelo site da SMECD. Na etapa municipal, serão premiados os autores dos trabalhos mais votados. Os autores receberão certificados em solenidade de premiação a ser definida.

Nas duas etapas, os autores dos trabalhos ganhadores e/ou selecionados para publicação, uma vez selecionados, cedem seus direitos unicamente para essa publicação.

 
Visitantes Online
Nós temos 16 visitantes online
Enquete
Na sua opinião a Administração Pública deve priorizar?