Pesquisa
Home
Modificar tamanho de letra:

Getúlio Vargas venceu a cidade paulista de São Luiz do Paraitinga no Dia do Desafio 2016, que aconteceu dia 25 de maio. De acordo com dados oficiais dos organizadores, divulgados no final do dia 3 de junho, Getúlio Vargas movimentou 30,60% da população, enquanto os paulistas registraram 0,0% de participação.

O Dia do Desafio é realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, com o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A 22ª edição do evento recebeu 3.632 cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil, foram 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. A participação das pessoas é incentivada por meio de uma competição amigável entre municípios. Ganha aquele que conseguir mobilizar o maior percentual de sua população.

 

 

 

 

 

 
Modificar tamanho de letra:

Objetivo é prestar contas à comunidade das ações executadas e dos recursos aplicados na área da saúde

Será realizada, na próxima quinta-feira, dia 9, às 9 horas, junto à Sala de Reuniões da Prefeitura de Getúlio Vargas, Audiência Pública com a finalidade de apresentar o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas em Saúde - SUS e o Relatório de Gestão - MGS referentes ao 1º quadrimestre de 2016.

Na oportunidade, também será realizada Audiência Pública para apresentar o Relatório SARGSUS referente ao 1º quadrimestre de 2016. Convocada pela secretária de Saúde e atendendo as exigências legais, a audiência visa prestar contas à comunidade das ações executadas e dos recursos aplicados na área de saúde.

 

 
Modificar tamanho de letra:

Campanha foi realizada dia 31, dentro da programação da V Semana do Meio Ambiente

 

Cinco caminhões truck lotados. Esse foi o balanço da 4ª edição da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Obras. A ação, que integrou a programação da V Semana do Meio Ambiente de Getúlio Vargas, foi realizada na terça-feira, dia 31 de junho, no Calçadão.

De acordo com balanço da Secretaria do Meio Ambiente, os resíduos lotaram cinco caminhões. Foram recolhidos em maior quantidade monitores, aparelhos de TV, CPUs, telefones celulares, estabilizadores, placas eletrônicas, disquetes, além de eletrodomésticos como liquidificadores, batedeiras, secadores de cabelo, entre outros. Também foram recolhidas máquinas de lavar roupa e louça. Todo o material foi destinado à empresa Recycle, de Passo Fundo, parceira da Prefeitura, que irá realizar o destino final dos objetos.

A iniciativa é mais uma medida adotada pela Secretaria de Meio Ambiente com o objetivo de tornar a cidade mais limpa e estimular o destino correto dos eletroeletrônicos.  “Todos estes esforços que estamos fazendo, no sentido de qualificar as ações da secretaria, são para tentar sensibilizar a população quanto à importância do descarte correto dos resíduos”, destaca o Secretário do Meio Ambiente, Vilson Barbizan. Ele acrescenta que o destino correto dos eletroeletrônicos é uma questão de saúde, sendo que o descarte de resíduo eletrônico no lixo domiciliar, na coleta seletiva ou em áreas impróprias pode trazer sérios problemas de saúde pública. “A maioria destes equipamentos tem metais corrosivos, como mercúrio e cádmio, que atuam contra a saúde das pessoas”, alerta o secretário.

 
Modificar tamanho de letra:

Getúlio Vargas está sendo sede, desde quarta-feira, 1º de junho, até esta sexta-feira, 3, do 4º Seminário Estadual: O Conselho Tututelar e a proteção de crianças e adolescentes em rede. O evento, que acontece no Salão de Atos da Prefeitura reunindo conselheiros tutelares do município e da região, é uma promoção do Instituto Humanidades em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, Comdica e Conselho Tutelar.

Na solenidade de abertura, realizada na manhã do dia 1º, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, representou o Poder Executivo. Ela falou sobre a importância do debate. “Serão três dias dedicados à troca de conhecimentos”, destacou.

“Nosso objetivo é propor discussões que fortaleçam o trabalho que vem sendo realizado em rede, com as áreas de assistência social, educação e saúde”, destacou José Carlos Sturza de Moraes, conselheiro dos Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e um dos organizadores do evento, por meio do Instituto Humanidades.

Entre os temas abordados estão atualizações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente –, destacando-se o Marco Regulatório da 1ª Infância; natureza, competência e atribuições do Conselho Tutelar; o cuidado de crianças e adolescentes frente à violência doméscia; a relação dos Conselhos Tutelares com os Conselhos Municipais de Direitos, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria e a rede de proteção à criança e adolescente; e escuta ética e protetiva no Conselho Tutelar e nas visitas domiciales, além de questões mais técnicas, como as noções que os conselheiros devem ter sobre a documentação. Foram ministrantes o professor, Mestre Doutor em Psicologia, Jean Vonn Hohendorff, e o cientista social, Mestre em Educação, José Carlos Sturza de Moraes.

 
Modificar tamanho de letra:

Evento foi desenvolvido de 30 de maio a 1º de junho

Hoje, um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta é o que fazer com o lixo. Por isso, esse foi o foco principal da V Semana do Meio Ambiente de Getúlio Vargas, que se desenvolveu de 30 de maio a 1º de junho. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem, da separação correta do lixo, através da coleta seletiva, e de evitar o consumo exagerado.

Durante a solenidade de abertura oficial do evento, realizada na manhã do dia 31, no Salão de Atos da Prefeitura, o secretário municipal do Meio Ambiente, Vilson Barbizan, afirmou que somente 30% das 200 toneladas de lixo recolhidas mensalmente no município é reaproveitado. Ele falou, também, que a comunidade será a principal responsável pela separação do lixo seco do lixo comum. Por isso, convidou as crianças e adolescentes presentes na solenidade a ajudarem o município nessa tarefa através da conscientização de seus pais na separação do lixo.

O vice-prefeito Maurício Soligo afirmou que uma cidade se transforma pela educação e é através dela que as coisas acontecem. “Nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos”, destacou. Se ele não for colocado no lugar adequado vai trazer sérios problemas para a cidade, argumentou. Um problema, segundo Soligo, é quando ele é depositado nas ruas, causando transtornos quando chove com o entupimento dos bueiros, que causam alagamentos. O vice-prefeito conclamou a todos para que amem o município, porque é aqui que moramos. “Ajudem a cuidar da cidade para termos um município cada vez melhor, sustentável, limpo e mais bonito”, finalizou.

Na sequência, foi apresentado um vídeo sobre a Coleta Seletiva de Lixo, onde foi informado que em média as pessoas geram 1 Kg de lixo por dia, sendo que, por ano, uma pessoa descarta quantidade de papel equivalente a duas árvores.

Em seguida, a tecnóloga em Meio Ambiente, especialista em gestão ambiental e recursos, Bruna Gorete Mazzonetto, ministrou a palestra 4Rs – Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Segundo ela, somos os únicos seres do mundo que usam o meio ambiente de forma errada. Ela apresentou os conceitos dos 4Rs, os benefícios e as vantagens, entre elas a economia, redução do desperdício, desenvolvimento de uma consciência sustentável, melhoria do ambiente e das condições de segurança. “Tudo isso visando um mundo sustentável para as futuras gerações”, argumentou.

No meio da manhã, foi feita a apresentação do Programa Municipal de Educação Fiscal, Cidadania em Benefício da Comunidade e divulgação da NF Gaúcha, pela professora Rosmari Vanzo, ao lado da Mascote Teca.

Na entrada do Salão de Atos foi realizada uma exposição de trabalhos realizados pelos estudantes com o tema meio ambiente, sustentabilidade e coleta seletiva de lixo. Foi uma mostra da criatividade e conscientização dos alunos das escolas municipais.

No dia seguinte, 31 de maio, das 8h30min às 16h, aconteceu a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, quando se encheram cinco caminhões truck com os equipamentos eletroeletrônicos fora de uso. A ação foi realizada no Calçadão.

No dia 1º de junho, a partir das 9h, foi feita uma grande distribuição de folders sobre a Coleta Seletiva de Lixo e conscientização sobre o assunto em vários pontos do município. O material contém orientações sobre a importância da separação do lixo e datas e horários de coletas de lixo seco e orgânico.