Centro Integrado Renascer será reinaugurado nesta segunda-feira, dia 15 de abril

Centro Integrado Renascer será reinaugurado  nesta segunda-feira, dia 15 de abril

Evento acontece às 8h30min

O Governo Municipal, através da da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realiza solenidade de reinauguração  do Centro Integrado Renascer (CIR) na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, às 8h30min. O local foi totalmente reformado para melhor atender às crianças e adolescentes que participam das atividades desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O evento contará com a presença de autoridades, entre elas o Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, do vice-prefeito Elgido Pasa, secretários municipais, entre outrasl, e toda a comunidade está convidada participar da cerimônia.

O Centro Integrado Renascer iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1994, com o objetivo de atender crianças e adolescente em situação de risco pessoal e social. A proposta inicial foi realizada pelo Comdica (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente) e executada pela Secretaria Municipal de Educação.

Em 1º de setembro de 1995, foi inaugurado o prédio próprio de Centro Integrado Renascer (CIR) com duas construções, uma para abrigo e outra para o Programa de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, com o objetivo de servir de suporte ao Conselho Tutelar.

De 1994 até o ano de 2004, o programa de atendimento para crianças e adolescentes era mantido com recursos próprios do Município de Getúlio Vargas e da sociedade organizada, com campanhas e incentivos fiscais e com parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGT) e a Fundação Centro Brasileira para Infância e Adolescência ( FCBIA).

No ano de 2005, o Município passa a executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, um programa do Governo Federal, através de atividades realizadas em turno inverso da escola, com Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA).

A partir de 2010, o Centro Integrado Renascer, Entidade Pública de Assistência Social, passou a ser coordenado pelo CRAS (Centro e Referência de Assistência Social) da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. Dessa forma, contemplaram-se as diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Em junho de 2013, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil passa por reordenamento, passando a ser denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, sendo este o serviço oferecido atualmente.

Para melhor oferecer e qualificar  os serviços o poder público municipal, no segundo trimestre de 2018, iniciou as obras de infraestrutura melhorar e qualificar o atendimento, sendo entregues à comunidade nesta segunda-feira, dia 15.