Chegada do Fogo Simbólico marcou o início da Semana da Pátria 2019

Solenidade contou com apresentação da APAE e celebração tradicionalista

Iniciaram, na manhã deste domingo, 1º de setembro, as atividades alusivas à Semana da Pátria no município de Getúlio Vargas, que este ano comemora, em nível nacional, a Bandeira do Brasil; em nível estadual, o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório; e em nível municipal, os 85 Anos de História do Município de Getúlio Vargas. A solenidade também marcou a saída da 27ª Cavalgada da Integração. Este ano, o grupo de cavalarianos que representam a Cavalgada de Integração, visitará novas comunidades levando a mensagem do verso de improviso dos trovadores gaúchos. No Estado, o repentismo é conhecido como Trova Galponeira.

A Bandeira do Brasil, o tema nacional, é o maior símbolo da Pátria. Ela representa a História de um povo, de uma civilização que se formou e se impôs entre as demais nações, se impôs por suas características, por seus feitos e pela trajetória que percorreu e percorre ainda hoje. A Bandeira Nacional Brasileira vai completar, em 2022, 200 anos representando a Pátria independente e, neste ano de 2019, 130 anos desde a adoção da versão definitiva em 19 de novembro de 1889.

O tema regional, o Parque Osório, como é conhecido, é uma instalação administrada pelo Exército Brasileiro, localizada entre os Municípios de Tramandaí e Osório, no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. O Parque foi criado em homenagem e para conter o acervo histórico de um dos maiores soldados que o Brasil já teve, o Marechal Manoel Luís Osório.  O tema Municipal contempla o início dos festejos alusivos à construção dos 85 Anos de História do Município de Getúlio Vargas.

A solenidade de abertura oficial da Semana da Pátria 2019 foi realizada às 10h, no Altar da Pátria, com a presença de autoridades, entre elas o Prefeito Mauricio Soligo; o Vice-prefeito Elgido Pasa; o presidente do Poder Legislativo, Dinarte Afonso Tagliari Farias; os secretários municipais de: Educação, Cultura e Desporto Substituta, Estela Mara Warnava; de Obras, Sérgio Lima; da Fazenda, Ediane Bortolotto; da Administração, Rosane Cadorin; o Comandante da 3ª CIA da BM de Getúlio Vargas, Cap. Ailton Cesar Trindade; o Coordenador da Cavalgada da Integração, Vlademir Dallastra; vereadores e comunidade.

A chegada da centelha do Fogo Simbólico foi conduzida até o Altar da Pátria pelo Grupo de Escoteiros Bororós e pela Brigada Militar. O prefeito Mauricio Soligo recebeu da  escoteira Gabriela Peruzzolo a centelha do Fogo Simbólico da Pátria para acendimento da pira.

O hasteamento dos pavilhões nacionais foi realizado pelo Prefeito Mauricio Soligo – Nacional, vereador Dinarte Farias – Estadual, e Cap. Ailton Cesar Trindade – Municipal. A Hora Cívica foi de responsabilidade da SMECD, com a banda da APAE, juntamente com o maestro Emerson do Amaral, que apresentou as músicas Super Fantástico e Tempo de Alegria.

Fizeram seus pronunciamentos na solenidade o Prefeito Mauricio Soligo, a secretária de Educação Substituta Estela Mara Warnava, o Coordenador da Cavalgada da Integração Vladimir Dalastra, que, como é tradicional, entregou uma lembrança ao Poder Executivo, porém desta vez a entrega foi para a assessora do Departamento Cultural, Janete Jewinski. O tradicionalista Zeumar Borsatti  fez uma celebração crioula.