EMEF Cônego Stanislau Olejnik desenvolve projetosem parceria com o Programa A União Faz a Vida

EMEF Cônego Stanislau Olejnik desenvolve projetosem parceria com o Programa A União Faz a Vida

EMEF Cônego Stanislau Olejnik desenvolve projetosem parceria com o Programa A União Faz a Vida

Escola e comunidade: inter+agindo com as aprendizagens

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik, localizada no Bairro Monte Claro, novamente firmou parceria com o Sicredi, aderindo ao Programa União Faz a Vida (PUFV), que proporciona um novo jeito de ensinar e aprender. O programa estimula o educando a aprender com o outro, com o mundo, com a vida. Trabalha o saber globalizado no contexto da comunidade local, onde a escola está inserida.

A escola tem 91 alunos, conta com 21 professores envolvidos diretamente e indiretamente na realização dos projetos. A gestão escolar tem como diretora Lisiane Wietchikoski, e as coordenadoras pedagógicas Luciene Zancanaro e Daniela Hoffmann. A assessoria pedagógica dos projetos é realizada pela Professora Gisele M. T. da Costa.

Estão sendo desenvolvidos sete projetos na escola com o envolvimento da comunidade, citados a seguir:

Educação Infantil (Pré A e Pré B): Re(conhecendo) nossas famílias.

1° ano: Brincando e Aprendendo.

2° ano: Bairro Monte Claro: Conhecendo o Lugar onde Vivo.

3° ano: O Bairro Monte Claro desperta os meus sentidos.

4° ano: Água-Cuidar é Vida.

5° ano: A boa saúde está associada à qualidade de vida.

6° ano: Projeções para o Futuro.

Equipe diretiva: Motiva+ação: a incessante busca do professor na atual educação

brasileira.

Para a professora Rosângela Maria Nunes da Luz, “desenvolver um projeto pensando na ludicidade é acreditar que enquanto eu brinco, eu aprendo, pois é possível desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música, dança, brincadeiras e passeios. A finalidade é educar, ensinar se divertindo e interagindo com os outros, com o propósito de instigar os alunos e criar possibilidades de aprendizagem”.

A professora Fabiane Paula Kalinoski Giaretta, relata que “aprendizagem ocorre nos mais diversos âmbitos e, portanto, quanto mais experiências os alunos tiverem, maiores serão as relações estabelecidas entre os diversos componentes curriculares.”

Para a professora Daniê Regina Mikolaiczik “Criar oportunidades para que as crianças compreendam a realidade na qual estão inseridas é um dos grandes objetivos da escola. Este projeto vem ao encontro do que acreditamos como educadores, os estudantes precisam ler o mundo em que vivem, conhecer o bairro, a comunidade e, a partir disso, interferir para a melhoria destas realidades”.

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close