Esclarecimento sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020

Primeira etapa - Grupo de Risco: idosos

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, esclarece que deu início, nesta segunda-feira, 23, à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020, que tem como públicos prioritários idosos e trabalhadores da saúde, com o primeiro lote de vacinas enviado pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Somente neste primeiro dia foram vacinados 800 idosos que se deslocaram até o Centro de Convivência de Idosos Natalício José Botolli, local escolhido por ser um espaço amplo, com excelente ventilação, a fim de evitar que as pessoas se aglomerem e fiquem próximas enquanto esperam pela vacina. Além disso, no local há cadeiras para que o idosos aguardem sem precisarem ficar em pé.

As pessoas idosas que estão acamadas e não podem se locomover até o local de vacinação, seus familiares podem entrar em contato com a sua Unidade Básica de Saúde para agendar a vacinação em casa. Também quem tiver dificuldade de se locomover poderá ir até o local da vacinação e solicitar que o vacinador aplique a vacina no carro, sem precisar que o idoso desça do veículo.

Mesmo estando no meio da pandemia do coronavírus e de decretos que orientam os idosos a ficar em casa, não conseguiríamos vacinar a todos dentro do prazo da Campanha, uma vez que a população idosa de Getúlio Vargas é de cerca de 3 mil pessoas e há somente quatro profissionais habilitados para fazer a vacina no município.

Além disso, há de se levar em conta, também, que o vacinador ir de casa em casa pode levar da rua inúmeros agentes contaminantes, que é o que precisamos evitar neste momento, visando garantir a saúde tanto dos nossos profissionais, quanto de nossos idosos.

Por isso, a opção pelo Centro de Convivência dos Idosos tem como objetivo tirar os idosos da circulação das UBSs e evitar o seu contato com outras pessoas, ou mesmo aglomerações com outros públicos.

Informamos que a Campanha de Vacinação em Getúlio Vargas segue todos os protocolos recomentados pelo Ministério da Saúde e reforçamos que nossa preocupação, neste momento, é com a saúde de todos.

Estamos fazendo o melhor, de forma segura e responsável e fazendo com que a nossa população idosa se vacine o mais rápido possível.

Informamos que o Estado já recebeu do Ministério da Saúde e já iniciou a distribuição aos municípios do Rio Grande do Sul do segundo lote de vacinas contra influenza. Assim que as novas doses chegarem em Getúlio Vargas informaremos a comunidade.

Pedimos a compreensão de todos neste momento que requer muita serenidade, calma e solidariedade.