Getúlio Vargas foi sede da Capacitação para a Inventariação do Turismo Rural Gaúcho

Na manhã desta quarta-feira, 3, foi realizada uma capacitação para a Inventariação do Turismo Rural Gaúcho, com participantes de mais de 15 municípios da região, cerca de 50 pessoas. O evento, sediado em Getúlio Vargas, aconteceu no Auditório da ACCIAS e foi organizado para a Região Turística Termas e Lagos. As palestras foram ministradas por Rosana Simões, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS – Sedetur, e pela Turismóloga da Emater/RS/Ascar, Fernanda Costa. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Mauricio Soligo que saudou e deu as boas-vindas a todos.

O evento tinha como objetivo capacitar colaboradores dos municípios para a realização de pesquisa diretamente nas propriedades de turismo rural em atividade, colaborando com o projeto de Inventariação da Câmara de Turismo Rural do RS.

Esta inventariação turística do segmento de Turismo Rural do RS está sendo feita desde 2015, pelo Grupo de Trabalho (Câmara de Turismo Rural) coordenado pela Sedactel e do qual fazem parte algumas entidades: Emater, Senar, Sebrae, Famurs, Abraturr, Apatur, Abbtur, IPA, UCS e PUC. Para esta pesquisa se realizar se conta com a colaboração de governanças e prefeituras, além dos próprios parceiros do grupo de trabalho, que aplicam um questionário elaborado pelo grupo, diretamente nas propriedades de turismo rural ativas.  Desde então, já há um banco de dados com mais de 300 propriedades catalogadas. Para aplicar o questionário é necessário participar desta capacitação, que é ministrada pelos membros do grupo de trabalho.

Entre as vantagens de realizar o cadastramento das propriedades rurais é a sua divulgação no Hotsite de Turismo Rural do RS: http://www.emater.tche.br/site/turismo-rural/