Getúlio Vargas realiza sua V Conferência Municipal de Cultura

Tema central foi Sistema Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para o desenvolvimento e valorização da cultura getuliense

Foi realizada, na última terça-feira, 29, a V Conferência Municipal de Cultura de Getúlio Vargas, tendo como tema central: Sistema Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para o desenvolvimento e valorização da cultura getuliense. O evento iniciou com a apresentação do Coral Municipal Canção e Vida, regido pelo maestro Dionísio Webber, apresentando três músicas. Após, a professora Janete Jevinski deu início ao protocolo passando para a fala das autoridades.

O primeiro a se pronunciar foi o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jhones Duarte, que reforçou a importância do encontro como espaço de debate e reflexão sobre a cultura no município. Também ressaltou a eleição dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, nomenclatura cujo colegiado atual passa a ser identificado.

A Conferência contou também com as presenças do vice-prefeito, Elgido Pasa e da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Sandra Betiatto, além dos demais secretários municipais. Professores municipais, pessoas da comunidade ligadas a seguimentos culturais de dança, artes plásticas, artesanato, música, entre outras manifestações, também fortaleceram os debates em torno da cultura.

O regimento interno da conferência foi lido e, posteriormente, aprovado por unanimidade. Em seguida, quatro grupos de trabalho foram formados para debater os quatro eixos temáticos que versavam sobre o tema central da conferência. Ao final, cada grupo elegeu um relator que explanou as ideias construídas coletivamente nos grupos de trabalho. Após a plenária, foram apresentados os indicados pelos grupos de trabalho para compor o novo conselho, cinco titulares e cinco suplentes. Assim, a V Conferência Municipal de Cultura foi um importante marco histórico na construção das políticas de desenvolvimento e valorização da cultura em Getúlio Vargas para os próximos 10 anos.

REFORMA DO SALÃO DE ATOS

Durante seu pronunciamento, o vice-prefeito Elgido Pasa, destacou que esse era o primeiro evento após a reforma do Salão de Atos, que foi realizada para oferecer mais conforto para os eventos da área da cultura. A secretária Sandra Betiatto também fez menção à reforma do Salão de Atos, como uma conquista da área cultura do município. Ambos enalteceram a importância da realização do evento para a definição das políticas públicas no segmento cultural.