Governo Municipal apresenta projeto de construção de uma praça no Bairro Champagnat

Na noite de 23 de maio, o Governo Municipal apresentou à comunidade do Bairro Champagnat o projeto da praça que será construída para a população. O evento foi realizado no salão comunitário do Bairro e contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; do vice-prefeito Elgido Pasa; dos secretários municipais de Obras e Meio Ambiente, Sérgio Lima e Daniel Fernandez; e técnicos da secretaria de Obras.

Antes da explanação do projeto, os representantes da Comissão Pró-construção da Praça do Bairro Champagnat, Rodrigo Vargas e Oscar Barro, falaram do sonho da comunidade com a construção desse espaço de lazer e recreação para retirar as crianças da rua e da satisfação de todos em ver realizado esse desejo de todos. Agradeceram à Administração Municipal pela obra e elogiaram o projeto, afirmando que está muito acima da expectativa de todos.

O prefeito Mauricio Soligo destacou o trabalho realizado e todo o processo de passar a área para o município para a construção da praça, mas que era um compromisso assumido e estava se concretizando. Acrescentou que o projeto estará à disposição da comunidade para fazer alguma alteração, porém enalteceu que todo o conceito arquitetônico foi visando a segurança de todos, especialmente das crianças.

A PRAÇA

A apresentação do projeto foi feita pela arquiteta e urbanista da Prefeitura, Lorena Gomes Molina. A praça estará localizada na Rua Professor Francisco Stawinski, em uma área total do terreno de 3.120m², com um investimento estimado de R$ 300 mil.

Segundo ela, o entorno da praça é predominantemente residencial. Será feito o aproveitamento do desnível natural do terreno, sem movimentação de terra. Conforme explicou, o desnível total de oito metros foi dividido em quatro patamares de diferentes níveis.

O projeto inclui campo de futebol gramado e cercado, nas dimensões 35,00 x 19,00m, e arquibancada elevada com espaço para 60 pessoas; playground cercado com aproximadamente 10 brinquedos, incluindo brinquedo acessível a cadeirantes e um castelo com vários brinquedos integrados em uma área de 350,00m²; academia ao ar livre com aproximadamente 10 conjuntos de aparelhos, em uma área de 169,00m²; área de estar e contemplação com floreiras e jardim, em espaço de 318,00m²; área de 930,00m² arborizada com mesas de piquenique, cancha de bocha e previsão de futuros banheiros; instalação hidráulica (pontos de água para manutenção da vegetação); iluminação pública; mobiliário urbano necessário (bancos e lixeiras); pavimentação interna da praça e das calçadas ao redor; cercamento de proteção nas áreas de grande talude (barranco); revestimento e pintura de todos os elementos construídos em alvenaria ou concreto (cancha, muretas, floreiras, arquibancada, mesas de piquenique).