Governo Municipal convida as organizações sociais a aderirem ao Programa Tampinha Legal

Governo Municipal convida as organizações sociais a  aderirem ao Programa Tampinha Legal

Entidades podem se cadastrar na Prefeitura

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aderiu ao projeto Tampinha Legal e está convidando a todas as organizações sociais do município para se cadastrarem e serem parceiras nesta ação socioambiental que também rende recursos financeiros para as entidades desenvolverem seus projetos assistenciais. A comunidade está convidada a contribuir e depositar as tampinhas nos pontos de coleta, que já começam a surgir na cidade, estando um dos pontos localizados na Prefeitura.

As entidades interessadas devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizarem o seu cadastramento. A Prefeitura irá instalar pontos de coletas em locais estratégicos, direcionando as bombonas para cada organização social, porém as entidades poderão realizar suas próprias ações junto aos seus públicos-alvo.

Podem ser depositadas tampas de óleo de cozinha, vinagre, sorvetes, remédios, adoçantes, doces, acetona, creme dental, shampoo, cosméticos, detergentes, alvejantes, amaciantes, refrigerante, tampa de garrafas, de baldes, de caneta, de embalagens de aerosol, de potes de margarina e de embalagens em geral. Não serão aceitos os potes, somente as tampas.

Com o recolhimento de tampas de plástico, segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Fernandez, a Administração Municipal projeta alcançar diversos objetivos, como a conscientização ambiental; compreensão da importância do descarte adequado dos resíduos; auxiliar as entidades no recebimento de tampinhas e logística para levar esse material até Porto Alegre e auxiliar na arrecadação de recursos financeiros para as entidades.

Entidades interessadas em participar da ação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo fone (54) 3341-1600 – Ramal 252.

CTG GETÚLIO VARGAS É O PRIMEIRO A ADERIR

O CTG Getúlio Vargas é o primeiro Centro de Tradiçoes Gaúchas a se cadastrar no Programa Tampinha Legal no município. Ele também é o primeiro no Estado do RS a fazer o seu cadastramento nessa categoria, sendo que a justificativa para ser aceito é o trabalho desenvolvido junto às invernadas artísticas, que recebem todo o apoio do CTG para aqusição da indumentária.

TAMPINHA LEGAL

O programa Tampinha Legal – desenvolvido pelo Instituto SustenPlást – arrecadou 130.543,43 quilos de tampinhas plásticas entre março de 2017 e dezembro de 2018, que foram direcionados para o processo adequado de reciclagem, ajudando 78 entidades assistenciais cadastradas no projeto, que se caracteriza como um programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina.

A ação foi lançada em outubro de 2016 e está presente em Alagoas, no Amazonas, no Espírito Santo, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo, somando 248 entidades assistenciais cadastradas, arrecadando mais de R$ 250 mil em tampinhas plásticas. As entidades que integram a ação recebem 100% dos recursos obtidos com a venda do material.