Governo Municipal entrega à comunidade um novo Centro Integrado Renascer

Governo Municipal entrega à comunidade um novo  Centro Integrado Renascer

Governo Municipal entrega à comunidade um novo Centro Integrado Renascer

Reinauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, e foi marcada pela emoção

Em clima de emoção, o Governo Municipal, através da da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realizou, na manhã desta segunda-feira, 15, a solenidade de reinauguração do Centro Integrado Renascer (CIR). O local foi totalmente reformado para melhor atender às crianças e adolescentes que participam das atividades desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, o vice-prefeito Elgido Pasa, secretários municipais, crianças que participam das atividades, servidores e comunidade. Após o corte da fita, as crianças do Projeto de Danças do CIR fizeram uma apresentação especial para os convidados, sob a orientação do professor Artur.

A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, falou que a emoção era grande e destacou a importância dessa reforma para todas as crianças. Agradeceu à Administração Municipal pela valorização que estão dando para os profissionais e para todas as crianças que frequentam esse espaço. “Só temos a agradecer muito ao prefeito Mauricio Soligo e ao vice-prefeito Elgido Pasa por terem escutado e estarem proporcionando essas melhorias”, destacou. Ela também agradeceu à equipe, à Secretaria de Obras e todos que auxiliaram na obra.

O prefeito Mauricio Soligo iniciou agradecendo toda a equipe pelo trabalho realizado e pelo esforço em estar promovendo a assistência social no município. Soligo destacou que desde o início de seu governo vem dando um olhar diferenciado à área da assistência social. Enalteceu que no último sábado foi desenvolvido o 1º Torneio de Futebol Sete dos Programas Sociais de toda a região, com grande sucesso, em um trabalho único de grande integração e troca de experiências.

Segundo Soligo, a Administração Municipal está atendendo, só em projetos sociais, cerca de 300 crianças do município, sem falar de todas as oficinas que estão sendo desenvolvidas, algumas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, outras com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e, ainda algumas com outras entidades de Getúlio Vargas. “É um olhar diferente que o município de Getúlio Vargas está dando para a comunidade”, reforçou. Declarou que é um grande orgulho estar entregando esse prédio totalmente reformado, que há muito tempo estava sendo solicitado pela comunidade. “A assistência social, para nós, não é assistencialismo, mas a promoção da vida e da qualidade de viver”, afirmou.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES

Com sorrisos largos nos rostos, expressões de felicidade e muitos gritos de alegria. Assim foi a receptividade das crianças quando chegavam aos novos ambientes, claros, decorados, bonitos, com muitos brinquedos e muitas cores.

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Centro Integrado Renascer iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1994, com o objetivo de atender crianças e adolescente em situação de risco pessoal e social. A proposta inicial foi realizada pelo Comdica (Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente) e executada pela Secretaria Municipal de Educação.

Em 1º de setembro de 1995, foi inaugurado o prédio próprio de Centro Integrado Renascer (CIR) com duas construções, uma para abrigo e outra para o Programa de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, com o objetivo de servir de suporte ao Conselho Tutelar.

De 1994 até o ano de 2004, o programa de atendimento para crianças e adolescentes era mantido com recursos próprios do Município de Getúlio Vargas e da sociedade organizada, com campanhas e incentivos fiscais e com parceria da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGT) e a Fundação Centro Brasileira para Infância e Adolescência ( FCBIA).

No ano de 2005, o Município passa a executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, um programa do Governo Federal, através de atividades realizadas em turno inverso da escola, com Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto (ASEMA).

A partir de 2010, o Centro Integrado Renascer, Entidade Pública de Assistência Social, passou a ser coordenado pelo CRAS (Centro e Referência de Assistência Social) da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. Dessa forma, contemplaram-se as diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a Tipificação Nacional d e Serviços Socioassistenciais.

Em junho de 2013, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil passa por reordenamento, passando a ser denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, sendo este o serviço oferecido atualmente.

Para melhor oferecer e qualificar os serviços o poder público municipal, no segundo trimestre de 2018, iniciou as obras de infraestrutura visando melhorar e qualificar o atendimento.

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close