Governo Municipal realizou Audiência Pública para apresentar Cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019

O Governo Municipal, através da Secretaria da Fazenda, realizou, na manhã desta terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para demonstração do cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2019, relativo ao período de janeiro a abril de 2019. Os itens apresentados e avaliados compreenderam resultado nominal e primário; demonstrativo da Receita Prevista e Realizada; demonstrativo resumido da Execução Orçamentária da Receita e da Despesa; índices Constitucionais referentes à Educação (MDE); índices Constitucionais referentes à Saúde (ASPS); despesa com Pessoal e Limites da LRF – dos últimos doze meses; e Dívida Consolidada Líquida (Dívida a longo prazo).

Os dados apresentados permitem concluir que o Resultado Nominal atingiu o valor positivo de R$ 4.693.264,56 e o Resultado Primário apresentou uma cifra positiva de R$ 3.866.811,73. No 1º quadrimestre de 2019 se conseguiu um Superávit Orçamentário no valor de R$ 4.578.974,01 graças ao esforço de conter as despesas, adoção de medidas restritivas e outras ações que possibilitaram o alcance do objetivo de equilíbrio das contas. As despesas com Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida encontram-se abaixo dos limites legais.

No 1º quadrimestre foi aplico o valor de R$ 3.152.777,48 em Educação, o que corresponde ao percentual de 22,61% da receita base do MDE – Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. No que tange à Saúde, foi aplicado o percentual de 18,23% da base constitucional da receita para Ações de Saúde Pública, cumprindo, dessa forma, plenamente com as exigências constitucionais.

Com base nesses números, se conclui que o Poder Executivo Municipal está imbuído do propósito de atingir as metas fiscais, bem como atende plenamente os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.