I Concurso de desenhos, frases, poemas, crônicas e causos, relacionados à temática da XX Feira do Livro de Getúlio Vargas 2019

I Concurso de desenhos, frases, poemas, crônicas e causos, relacionados à temática da XX Feira do Livro de Getúlio Vargas 2019

I Concurso de desenhos, frases, poemas, crônicas e causos, relacionados à temática da XX Feira do Livro de Getúlio Vargas 2019

Getúlio Vargas, uma cidade leitora: se essa rua fosse minha...

As questões relacionadas à História e ao Patrimônio citadino (ruas, avenidas, praças, largos, prédios, etc.), ou seja, lugares de memória, têm tido amplo espaço de debate e divulgação nos últimos anos. Entretanto, ainda muito é necessário em termos de pesquisa, debate e atitudes valorativas da história, memória, educação patrimonial e políticas públicas de preservação concernentes ao rico e diversificado patrimônio material e imaterial da cidade de Getúlio Vargas. Unindo-nos a este esforço de reflexão/ação em prol dos bens coletivos locais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto está promovendo o I Concurso de desenhos, frases, poemas, crônicas e causos, atividade que dá continuidade à XX Feira do Livro, “Getúlio Vargas, uma cidade leitora: se essa rua fosse minha...”.

Em 2019, Getúlio Vargas está comemorando 85 anos de emancipação político-administrativa. Para tanto, a comissão organizadora da XX Feira do Livro está lançando esse concurso com o objetivo de sensibilizar estudantes de todos os níveis das escolas de Getúlio Vargas, além da comunidade em geral, sobre a importância das memórias e da história da nossa cidade, através da produção literária como autores e agentes históricos. Sendo assim, as fontes disponíveis são as ruas, os bairros, relatos, documentos, fotografias, manuscritos públicos e privados que versam sobre a história da cidade e região. Dessa maneira, estamos valorizando nossa história partindo da autoria dos cidadãos getulienses, rememorando os 85 anos de Getúlio Vargas através da literatura e da arte.

Entre os objetivos do concurso estão fomentar a escrita e a leitura por meio da valorização dos patrimônios histórico-culturais de Getúlio Vargas; valorizar a autoria através da produção de desenhos, textos e poemas; e promover a leitura de jovens e adultos da nossa cidade.

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão participar estudantes de todos os níveis, poetas, pessoas que gostam de contar “causos”, enfim, todo aquele que gostaria de registrar sua memória sobre o município de Getúlio Vargas e que apresentem trabalhos originais e inéditos que versem sobre o tema deste concurso.

O prazo de inscrição inicia dia 12 de agosto e se estende até 30 de setembro de 2019, através do preenchimento da ficha de inscrição e do termo livre esclarecido e de ineditismo, enviados via e-mail: cultura@pmgv.rs.gov.br ou entregues impressos diretamente aos servidores do Departamento Cultural ou na Biblioteca Municipal, em horário de expediente da Administração Municipal, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Esse concurso está disciplinado através da organização em categorias que seguem:

  1. Educação Infantil (a partir do pré-escolar 4 e 5 anos)
  2. Estudantes do Ensino Fundamental Anos iniciais (1º ao 5º ano)

III. Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano)

  1. Estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano)
  2. Comunidade em geral

Para cada categoria será avaliado um formato/suporte/gênero de produção, quais sejam:

  1. Desenho – Educação Infantil
  2. Frase – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

III. Poema – Anos Finais do Ensino Fundamental

  1. Crônica – Ensino Médio
  2. Causos – Comunidade (livre)

Poderão ser apresentadas obras integrais, produzidas em formato de desenho, frase, poema, crônica, causo, que serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Julgadora. As propostas não poderão ser divulgadas por outras vias até o encerramento do Concurso, em 30 de setembro, sob pena de desclassificação sumária. Será de responsabilidade dos autores o cumprimento das seguintes condições da obra: ser inédita, de sua autoria (própria ou coautoria); que não tenha sido apresentada anteriormente em outro evento e/ou concurso; que não tenha seus direitos de edição comprometidos; e que não tenham sido e não sejam publicados em qualquer forma por terceiros.

OS TRABALHOS

Os textos devem versar sobre Getúlio Vargas, uma cidade leitora: se essa rua fosse minha..., tendo por base a compreensão de que os patrimônios são bens significativos para um grupo e/ou pela sociedade local, culturas em geral, grupos étnicos, espaços e eventos públicos.

Cada trabalho deve ser apresentado no original e em duas cópias, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores em cada página. Em todos os trabalhos, deverá figurar o pseudônimo e/ou nome ao pé e no reverso de cada original e cópia.

Caso o inscrito queira entregar impresso o material, deverá em um envelope, colocar no verso o título do trabalho e o pseudônimo do(s) autor (es) e a categoria em que estão se inscrevendo. No seu interior devem constar o trabalho (original e duas cópias), a ficha de inscrição devidamente preenchida (anexo I) e o termo livre e esclarecido de ineditismo do trabalho apresentado, assinado pelo autor.

Caso o inscrito optar em submeter seu trabalho via digital, basta enviar o trabalho (uma cópia) e os anexos I e II, devidamente preenchidos e assinados, para endereço eletrônico: cultura@pmgv.rs.gov.br com o título da mensagem (Trabalho para o concurso da Feira do Livro). No corpo da mensagem colocar seu nome e contato telefônico.

JULGAMENTO

Os jurados estarão facultados a realizar a seleção dos materiais e escolher a premiação dos trabalhos por categoria de inscritos. As decisões dos jurados serão conhecidas no dia 18 de outubro de 2019, através do site da SMECD, Departamento Cultural e mídia local. A premiação oficial realizar-se-á junto à programação do Natal: Espírito que Contagia em dezembro de 2019.

A Comissão Julgadora será composta por profissionais designados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, sendo de, no mínimo, três avaliadores.

PREMIAÇÃO

Serão premiados os trabalhos que melhor atenderem aos critérios do concurso apresentados nesse edital. Após a seleção, as produções serão editadas e publicadas em obra organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em formato a definir. Para tanto, os autores dos trabalhos ganhadores e/ou selecionados para publicação, cedem seus direitos unicamente para utilização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Cada autor que tiver sua produção selecionada ganhará um exemplar da obra impressa.

O regulamento completo já está no site: pmgv.rs.gov.br

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close