Prefeito de Getúlio Vargas em Brasília busca recursos para o município

Mauricio Soligo acompanha grupo de prefeitos da região na Capital Federal

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acompanhado de um grupo de prefeitos da região, viajou a Brasília para tratar de diversos assuntos de interesse da Administração Municipal. Ele viajou na terça-feira, 13, e retorna nesta sexta-feira, 16.

No Ministério da Saúde, o Diretor de Programas, Lucas Wollman, recebeu em audiência a Secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, e o grupo de prefeitos para tratar das alterações no programa Médicos pelo Brasil, que está em análise na Câmara Federal, e deverá entrar em vigor em 2020 em substituição ao Mais Médico, que deverá encerrar em três anos.

As mudanças, introduzidas no novo programa, foram detalhadas pelo Diretor e animaram os prefeitos de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, Charrua, Valdésio Roque, Floriano Peixoto, Orlei Giaretta, Coxilha, Ildo Orth, Mariano Moro, Irineu Fantin, e o vice-prefeito de Maximiliano de Almeida, Mauri Rodrigues Branco. Esses municípios, à exceção de Getúlio Vargas, estão enquadrados como beneficiários do Médicos pelo Brasil. Getúlio Vargas, que conta com um médico no atual programa, poderá contar com mais um, no novo sistema.

Otávio D’Avila, diretor do Departamento de Saúde da Família, adicionou a informação de que não haverá impedimento para que, cumpridas as 40h semanais, o médico possa atender pacientes particulares. Informou, também, que haverá uma ouvidoria para que os pacientes possam avaliar a qualidade do atendimento recebido. Os municípios onde o porcentual de atendimento for maior nos grupos que recebem salário família, BPC e aposentadoria (até dois salários mínimos) terão preferência no Médicos pelo Brasil.

NO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

No Ministério da Cidadania, os prefeitos, por designação do Secretário Especial de Desenvolvimento Social, Wellington Coimbra, foram recebidos pelo chefe de gabinete, Sergio Ricardo Ischiara, e pelo assessor Adeildo Nogueira. Acompanhou os prefeitos o assessor de relações federativas da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Douglas Velasquez. Na ocasião, os prefeitos trataram de pendências nos repasses de recursos de programas do Ministério da Cidadania.

O prefeito Mauricio Soligo ainda esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, onde tratou sobre recuperação de pontes do município.

O grupo de prefeitos ainda esteve no gabinete do deputado Afonso Hamm, entregando pedidos de emendas parlamentares para viabilizarem melhorias em seus municípios.

NOS GABINETES DOS DEPUTADOS

O grupo manteve audiência com o senador Luis Carlos Heinzen, juntamente com o Deputado Estadual Dirceu Franciscon. Na oportunidade o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, entregou o convite para o Senado participar do 10º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, além de uma solicitação para indicação de emenda para a área da agricultura do município.

No Gabinete do deputado federal Ronaldo Santini, Mauricio Soligo entregou convite para o Acampamento Farroupilha, juntamente com o deputado Dirceu Franciscon. Soligo também entregou convite para o evento aos deputados Pedro Westphalen,  Jerônimo Goergen e Bibo Nunes.