Prefeitura de Getúlio Vargas, ACCIAS e CDL enviam ofício ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul

09Eles solicitam nova composição do Gabinete de Crise com inclusão de entidades ligadas aos municípios, comércio e serviços

09            No final da manhã desta terça-feira, 9, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, e o presidente da CDL, Leonildo Tasca, assinaram o ofício nº 091/2021, endereçado ao Governado do Estado Eduardo Leite, onde solicitam alteração na composição do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19. Eles sugerem que tenham assento nesse organismo a Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul), a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS) e a Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul). Segundo eles, a não representatividade e o afastamento de alguns setores do diálogo direto da linha de frente decisória está causando grande desconforto em todo o Estado.

No documento, eles manifestam suas preocupações com relação a crescente inquietação dos setores produtivos e econômicos mais afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus – a Covid-19 -, como o comércio varejista não essencial e do setor de serviços em geral. Eles justificam que a redução da atividade econômica e o fechamento de alguns setores produtivos e econômicos está causando grande impacto na vida principalmente dos microempresários e empresas familiares de subsistência.

No mesmo ofício, também solicitam a liberação do pague e leve aos estabelecimentos não essenciais, haja vista a crise econômica que assola todos os municípios, podendo este ser um meio de, ao menos, ajudar nos custos de manutenção das pequenas empresas, evitando possível encerramento de atividade.

Na questão dos salões de beleza foi solicitada a liberação das atividades com atendimento individualizado e agendado de clientes, não podendo permanecer no local acompanhantes e/ou pessoas aguardando atendimento, devendo haver tempo de intervalo necessário para a devida higienização do local.

Já com relação às academias, considerada atividade essencial para a manutenção da saúde, as entidades, juntamente com a Prefeitura de Getúlio Vargas, solicitaram a liberação do atendimento agendado e individualizado com personal trainer, devendo ser realizado o atendimento de um aluno por vez, havendo tempo de intervalo necessário para a devida higienização do local.

As entidades e o Governo Municipal entendem ser primordial e importantíssimo participar do diálogo e, por isso, a comunhão de esforços é essencial para se sair dessa crise o mais rápido possível. Entretanto, para isso, é preciso participar do processo e por isso a sugestão das inclusões das três federações.

EM DEFESA DA VIDA E DA SAÚDE ECONÔMICA

Para o Governo Municipal, ACCIAS e CDL Getúlio Vargas a preservação da vida é a maior preocupação, sendo todos a favor da vida, porém contrários às medidas injustas e desproporcionais adotadas repetidamente contra o setor do comércio de bens e serviços. Para eles, se vive hoje duas grandes crises: a da Covid-19 e da derrocada e falência de muitos setores econômicos. Todos sabem que a única forma de evitar que esta situação piore ainda mais é continuar e ampliar os cuidados com a da propagação do vírus e a manutenção da base econômica com a abertura do comércio, salões de beleza e academias de forma reduzida e seguindo rigorosamente com todos os protocolos de saúde a fim de evitar a disseminação do vírus. “Somos a favor incondicional da vida e da saúde, mas precisamos ser parceiros da saúde financeira dos nossos associados e dos nossos munícipes”, reforçam o prefeito Mauricio Soligo, e os presidentes da CDL e ACCIAS, Leonildo Tasca e Alceu Enricone.

Esse documento também foi enviado ao presidente da AMAU como sugestão para que outros municípios e juntem a esse propósito, a fim de obterem resultado positivo à solicitação de participação das federações que são representativas dos setores público e do comércio de bens e serviços.