Realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social com boa participação da sociedade civil

Promoção foi da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), realizou, na tarde do dia 30 de setembro, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema: Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

O evento, que aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, contou com boa participação da sociedade entre profissionais da área, usuários, prestadores de serviço e população em geral. Com a revogação da Conferência Nacional, o evento foi realizado com o objetivo de fortalecer o debate e a luta pela manutenção da política pública de assistência social, garantida pela Constituição Federal como direito e forma de minimizar os impactos da desigualdade social do País.

A abertura do evento foi às 13h, com o credenciamento dos participantes. A mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito Elgido Pasa; secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Deize Maia; secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; diretora da Assistência Social, Rita Pessoa da Silva; coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Juliana Lemos; e a palestrante, a assistente social Solange Beatriz Sartori.

Após a solenidade de abertura, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, seguida da palestra que abordou o tema da Conferência e debate. Logo após, os participantes se reuniram em grupos, divididos por eixos temáticos, quando foram debatidas e tiradas as propostas de políticas públicas na área da assistência social para o município: O Direito e Assistência Social e Direito Social: Proteção Social e Seguridade Social – Dever do Estado – Direito do Povo; Gestão, Execução e Financiamento da Política de Assistência Social e Participação e Controle Social.

A Conferência encerrou com a eleição dos delegados para a Conferência Estadual que acontece em novembro em Porto Alegre. São eles: Rita Pessoa da Silva - titular governamental, Vinicius Fantineli - suplente governamental, Cristiane Baptista - titular trabalhador do SUAS e Elisângela de Lima - usuária do SUAS.