Secretário de Agricultura do Estado ouve as demandas de entidades e produtores rurais de Getúlio Vargas

Covatti Filho esteve no Sindicato Rural ouvindo lideranças de toda a região

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, esteve em Getúlio Vargas, na sexta-feira, 4 de outubro, no Sindicato Rural de Getúlio Vargas, para ouvir as demandas da região no setor agrícola e aproximar a Seapdr dos agricultores.

Participaram do encontro os prefeitos de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; Ipiranga do Sul, Mário Ceron; de Charrua Valdésio Roque Della Betta; e de Quatro Irmãos, Adilson de Valle, o vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa, o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli, secretários municipais da região, vereadores, o coordenador municipal do Sutraf-AU, Nilton Antonio Scariot, produtores rurais e outras lideranças do meio rural.

Covatti Filho afirmou que escutar pessoalmente as demandas dos produtores rurais é a melhor forma de compreender as questões que afetam o dia a dia da produção, para que então, juntos, possam buscar as melhores soluções para o agronegócio do Estado.

Aproveitando a vinda do Secretário, produtores rurais se reuniram e elaboraram uma pauta para ser debatida no evento. O prefeito de Getúlio Vargas entregou um ofício com as principais reivindicações, entre elas a telefonia rural, pois a população necessita do serviço de telefonia móvel na área rural do estado, bem como para emissão de notas eletrônicas rurais pelos produtores. Também foram solicitados apoio e incentivo do Estado para a implementação do Programa de Etanol a partir da utilização de cereais de inverno, com potencial de atender as demandas na produção do etanol e com o objetivo de expandir a produção de biocombustíveis no Estado.

Também mereceu destaque as dificuldades que a bacia leiteira vem enfrentando na região, cuja pauta de reivindicações foi apresentada pelo coordenador municipal do Sutraf-AU, Nilton Antonio Scariot, onde estavam elencados o preço do leite que não cobre os custos de produção e as Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura. Ainda estava solicitada a aquisição pelo Governo Federal de 30 mil toneladas de leite em pó da agricultura familiar via Programa de Aquisição de Alimentos/Conab e a volta da sobretaxa de importação de 14% para o leite da União Europeia. Para o Governo Estadual foi solicitado destinar recursos do Feaper para compra de equipamentos para os agricultores familiares; aumentar as compras institucionais de leite, destinar recursos para um programa que resolva o problema da qualidade de energia do campo e manutenção das estradas estaduais em boas condições.

O Secretário Covatti Filho respondeu a cada reivindicação e explanou sobre os principais programas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural que estão sendo desenvolvidos e os que serão lançados em breve.