Vinte alunos iniciam Curso básico de solda mig/mag e eletrodo revestido promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas

Capacitação é ministrada pelo Senai

Visando a melhoria da qualidade de vida dos getulienses e preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho, fomentando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, a Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, deu início nesta terça-feira, 6, ao Curso Básico de Solda Mig/Mag e Eletrodo Revestido. São 20 pessoas que estão recebendo qualificação através de uma parceria com o Senai. São duas turmas, uma à tarde, exclusivamente para pessoas selecionadas através do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, e outra à noite, com pessoas que buscam profissionalização. A carga horária total do treinamento é de 120 horas, e as aulas estão sendo realizadas na unidade móvel do Senai, no pátio da Prefeitura. O curso é totalmente gratuito para os alunos do turno da tarde, do CRAS, e para os demais, a prefeitura subsidia 55% do valor.

No início da tarde, uma pequena solenidade marcou oficialmente a abertura da aprendizagem, contando com a presença do vice-prefeito Elgido Pasa; da secretária de Desenvolvimento Econômico substituta, Rauliquenia Gradin; da diretora de Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva; do agente de Relações com o Mercado, Rafael Moser; além do professor Airton César Basso dos Santos. À noite, participou da solenidade de abertura oficial do curso a Gerente de Operações do Senai, Valquíria Grazziotin.

O agente de Relações com o Mercado, Rafael Moser, deu as boas-vindas aos alunos e afirmou que o mercado de trabalho está carente de bons profissionais e de pessoas qualificadas. Destacou a importância de a Prefeitura estar dando esse curso gratuitamente para as pessoas do CRAS e por isso aconselhou: “venham com vontade de aprender e com a mente aberta, que logo estarão no mercado de trabalho”.

Por sua vez, a diretora de Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva, destacou o curso como um momento de desenvolvimento e aprendizado para cada aluno e uma oportunidade que a Administração Municipal está dando, especialmente para os alunos atendidos pelo CRAS. “Vocês foram escolhidos a dedo, porque sei que levarão os ensinamentos a sério e buscarão uma melhor oportunidade para as suas vidas. Estamos entusiasmados em poder proporcionar esse curso de qualificação que colocará novos profissionais no mercado de trabalho”, salientou Rita.

INDÚSTRIAS PRECISAM DE SOLDADORES

Em sua manifestação a gerente do Senai, Valquíria Grazziotin, parabenizou os alunos e destacou a importância da qualificação para entrar no mercado de trabalho. Ela destacou o peso de uma certificação Senai, especialmente nas indústrias metalmecânica que buscam pessoas capacitadas para os seus quadros de funcionários. Segundo ela, as empresas têm grande demanda de soldadores. “Agradeço a parceria com a Prefeitura que não mede esforços para que os cursos aconteçam, pois é a partir do conhecimento que podemos mudar nossas vidas”.

O vice-prefeito Elgido Pasa agradeceu a presença dos estudantes e destacou que Getúlio Vargas precisa de pessoas qualificadas. Segundo ele, uma das primeiras perguntas de empresas que querem se instalar no município é se há mão de obra qualificada. Por isso, Pasa enalteceu a preocupação e o esforço da Prefeitura em qualificar as pessoas para que consigam ter uma vida melhor, com mais qualidade de vida. O vice-prefeito parabenizou os alunos pela iniciativa por estarem participando do curso e desejou sucesso a todos.