Ampliado o Sistema de Videomonitoramento da Cidade de Getúlio Vargas com mais 10 câmeras

Distritos de Rio Toldo e Souza Ramos também são contemplados

Na manhã desta quarta-feira, 12, Getúlio Vargas recebeu um importante reforço na área de segurança pública com o recebimento de mais 10 câmeras para o Sistema de Videomonitoramento da Cidade. Uma solenidade simples realizada no Salão de Atos 18 de Dezembro da Prefeitura, respeitando todos os protocolos sanitários, marcou a entrega dos equipamentos que contemplam também leitura de placas de automóveis e reforçam o cercamento eletrônico da cidade controlando todas as entradas e saídas do município. Duas dessas câmeras serão instaladas nos Distritos de Souza Ramos e Rio Toldo, levando maior segurança às comunidades do interior. As câmeras foram doadas pela Sicredi Sul Minas.

Presentes o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; vice-prefeito Elgido Pasa, presidente da Sicredi Sul Minas, Euzébio Rodigheiro; presidente da ACCIAS, Alceu Enricone; Sargento Brustolin, representando a Brigada Militar; Delegado de Polícia Civil de Getúlio Vargas, Jorge Fracaro Pierezan; vice-presidente da CDL Getúlio Vargas, Gilberto Ducker; presidente do Consepro, Gelson Graciola; secretários municipais e integrantes da Comissão do Programa Cidade Segura de Getúlio Vargas, desenvolvido por meio do Prodege – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas – que é integrado pela Prefeitura, Poder Legislativo, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas – ACCIAS, Câmara de Dirigentes Lojistas de Getúlio Vargas - CDL, Conselho Comunitário Pro Segurança Pública – Consepro, Brigada Militar, Polícia Civil, Sicredi e Cresol. Também esteve presente Clóvis Margreiter, representando a Brneo – Inovações Empresariais.

AVANÇO IMPORTANTE

O prefeito Mauricio Soligo coordenou o encontro destacando a importância dessa ampliação no Sistema de Videomonitoramento do município enaltecendo e agradecendo a todas as entidades parceiras: as que contribuíram com recursos como Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, CDL, ACCIAS, o município e as empresas patrocinadoras e apoiadoras, assim como ao Consepro que administra os recursos. Ele destacou o importante avanço na segurança de todo o município com a instalação de mais essas 10 câmeras.

O Delegado de Polícia Civil de Getúlio Vargas, Jorge Fracaro Pierezan, abriu seu pronunciamento falando de como esse sistema de videomonitoramento está auxiliando na redução da criminalidade e seu papel decisivo em determinadas ocorrências, como a da última sexta-feira, no assalto a uma cooperativa de crédito no município de Estação. As imagens possibilitaram a identificação do carro utilizado na ocorrência resultando em recuperação de parte do dinheiro e indiciamento do responsável, com inquérito já entregue. Segundo o delegado, o sistema tem uma função preventiva, mas também serve para investigação. Na sua opinião, quanto mais câmeras, mais a cidade está protegida. Segundo ele, é uma importante ferramenta para a segurança pública.

O Sargento Brustolin informou onde serão colocadas as novas câmeras e também destacou o papel importante do sistema de videomonitoramento especialmente nas saídas da cidade e entrada de municípios vizinhos.

De acordo com o presidente da Sicredi Sul Minas, Euzébio Rodigueiro, o sonho está se tornando realidade. Ele explicou que foram doadas câmeras para todos os municípios da região, ampliando a segurança nas cidades, por meio de um sistema integrado. Falou que a cooperativa de crédito já doou mais de R$ 194 mil para esse projeto na região, investimento não apenas em câmeras, mas também telas de televisão, servidor, internet e melhorias do sistema no comando da Brigada Militar, na Delegacia de Polícia e no Presídio. “Essas doações vem ao encontro do que a comunidade merece”, destacou Euzébio, agradecendo a confiança dos associados que são os responsáveis por autorizar o Fundo Social a aplicar recursos em segurança pública.