Audiência Pública para aprovação da 1ª revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Getúlio Vargas

Audiência Pública para aprovação da 1ª revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Getúlio Vargas

Audiência Pública para aprovação da 1ª revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Getúlio Vargas

O plenário da Câmara de Vereadores foi palco, no dia 9 de dezembro, da Audiência Pública de apresentação, discussão e aprovação da 1ª Revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de Getúlio Vargas, de forma presencial e on-line.

A Audiência contou com a presença do vice-prefeito Elgido Pasa, do secretário municipal de Meio Ambiente e coordenador geral do PMISB, Jacson Fernando Karpinski,  dos Vereadores Jeferson Wiliam Karpinski, Sérgio Lima, Paulo Dallagnol, Inês Magrini e Dianete Dalla Costa, da Responsável Técnica, a bióloga Fabiana Favero Loureiro Machado, e da representação do Comitê Executivo, Comitê de Coordenação, Conselhos Municipais, em especial do Meio Ambiente e da “Participação Cidadã”.

Eles reuniram-se para o debate  do Plano, expressando suas opiniões individuais e/ou coletivas sobre a primeira revisão do PMISB, levando em conta as exigências legais, mais especialmente contemplando o conteúdo previsto no art. 19 da Lei nº 11.445/2007: I - Diagnóstico da situação e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas; II - Objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização, admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais Planos Setoriais; III - Programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas, de modo compatível com os respectivos Planos Plurianuais e com outros Planos Governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento; IV - Ações para emergências e contingências; V - Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.

Superado este momento, o Coordenador Geral do PMSB, Jacson Fernando Karpinski, registrou que todos os presentes exerceram o direito da participação cidadã de propor e opinar diretamente sobre a primeira revisão do Plano que contemplou os componentes do Saneamento Básico exigidos pela Lei: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas. Da mesma maneira na sua fala, o coordenador se reportou à reunião da primeira revisão do PMISB, que permitiu à Administração Municipal apresentar à comunidade uma pré-proposta de Plano, ou seja, uma Versão Preliminar do Plano, junto com um contexto de soluções possíveis, onde todos foram convidados a tomar as decisões que foram incorporadas ao mesmo.

Destacou que após a reunião de revisão foi disponibilizada a Versão Preliminar do Plano no site da Prefeitura de modo a permitir a consulta pública on-line. Na sequência,  registrou que foi dado acesso irrestrito à Versão Final da primeira revisão do Plano, propondo um amplo debate.

Por fim o Plano foi submetido à aprovação de todos os presentes, quando foi acolhido por unanimidade, através da manifestação favorável, avalizada pelo Comitê Executivo, Comitê de Coordenação, bem como da “Participação Cidadã”, Conselhos Municipais e demais interessados. Em ato contínuo, ficou registrado que o Plano será submetido à instância colegiada, neste caso, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, para deliberar sobre a primeira revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico.

 

 

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close