Getúlio Vargas conta com três pontos de coleta e descarte de lâmpadas usadas

Getúlio Vargas conta com três pontos de coleta e descarte de lâmpadas usadas

Getúlio Vargas conta com três pontos de coleta e descarte de lâmpadas usadas

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que desde o dia 4 de março o município conta com três pontos específicos para a coleta e o descarte de lâmpadas inservíveis.

Pelos seus componentes, dentre os quais, o mercúrio, as lâmpadas em geral, principalmente as fluorescentes, não podem ser descartadas no lixo comum, pois podem provocar intoxicação e problemas de saúde em geral tanto no meio ambiente (solo, recursos hídricos) quanto na população por inalação.

Por isso, de acordo com a Lei Federal nº. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), as lâmpadas, assim como por exemplo as embalagens de agrotóxicos, pneus, latas de tinta, eletrônicos, etc., devem ser coletadas e devolvidas para retorno ao fabricante. Esse processo de devolução para retorno ao fabricante e/ou ao setor produtivo para ser reaproveitado é conhecido popularmente como “logística reversa”.

Portanto, a coleta separada das lâmpadas com retorno ao setor produtivo após passar pelo processo de descontaminação, além de diminuir riscos de problemas de saúde e de contaminação ao meio ambiente faz com que menos matéria-prima seja extraída da natureza.

Por meio de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Getúlio Vargas com a Associação Reciclus, realizou-se a seleção de estabelecimentos comerciais no município para serem pontos de coleta, através de Chamamento Público. Dos sete estabelecimentos que se cadastraram, os contemplados através de sorteio foram IGM Materiais de Construção Ltda., Supermercado Ideal e Construmil - Comércio de Materiais de Construção.

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close