Getúlio Vargas promove Conferências Preparatórias Livres Etapa Municipal da IV CONAE

Getúlio Vargas promove Conferências Preparatórias Livres Etapa Municipal da IV CONAE

Getúlio Vargas promove Conferências Preparatórias Livres Etapa Municipal da IV CONAE

Com o objetivo de fortalecer a participação ativa da comunidade escolar diante da IV Conferência Nacional de Educação, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas está promovendo conferências preparatórias livres, as quais antecedem a III Conferência Municipal de Educação - etapa municipal da IV CONAE.

Na segunda-feira, 16 de agosto, realizou-se o Dia C nas escolas públicas municipais. Nos turnos manhã e tarde, a comunidade educativa efetuou uma paralisação para estudo e aprofundamento do Documento Referência da IV CONAE, que traz os eixos norteadores do próximo Plano Nacional de Educação. O estudo voltou-se ao tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”, bem como aos três eixos:

Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas

Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação

Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

A participação de todos os atores envolvidos no processo educativo é de suma importância em tais momentos, não apenas para compreender o modo como se constituem as políticas públicas na área da educação, mas, sobretudo, para que se assuma uma postura propositiva e crítica diante da realidade.

O Dia C teve continuidade na terça-feira, dia 17 de agosto, em que representantes da comunidade educativa de Getúlio Vargas participaram de uma webconferência, que teve como temática “Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”, e contou com a presença do Prof.º Eduardo Cezar da Silva (vice-presidente da UNCME Região Sudeste e membro do Fórum Nacional de Educação). O professor abordou questões pontuais acerca da criação dos sistemas municipais de ensino, tais como referenciais de qualidade, gestão democrática e autonomia, a partir das quais é possível vislumbrar a criação de um sistema nacional de educação.

 

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close