Mauricio Soligo recebe visita de filha do Prefeito de Getúlio Vargas Gestão 1941/1947, Leonel Flores da Rosa

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acompanhado pelo vice-prefeito Elgido Pasa, recebeu, na tarde desta terça-feira, 10, a visita da filha do prefeito do município Leonel Flores da Rosa, Gestão 1941-1947, Iara Mariza da Rosa Riella. Ela estava acompanhada pela neta Kathia da Rosa Riella.

Na oportunidade Iara foi considera Hóspede Oficial do Município por meio do Decreto Nº 3.652 de 10 de agosto de 2021. Ela também recebeu das mãos do prefeito Soligo o livro “Getúlio Vargas 80 Anos – A história político-administrativa do município”.

A GESTÃO DO PREFEITO LEONEL

De acordo com o livro “Getúlio Vargas 80 Anos – A história político-administrativa do município”, de autoria do historiador Neivo Ângelo Fabris, o bacharel Leonel Flores da Rosa assumiu, em janeiro de 1941, o cargo de prefeito. Ele fora transferido do município de Camaquã, onde havia exercido função idêntica. Seu governo priorizou a instrução pública. Foi no seu período governamental edificado o prédio da Prefeitura, construído pela firma João de Cesaro, de Passo Fundo. A pedra fundamental da obra foi lançada em três de novembro de 1941 e contou com a presença do coronel Osvaldo Cordeiro de Farias, chefe do governo estadual.

Foram construídas e inauguradas novas unidades escolares, devidamente equipadas com recursos didáticos. O quadro de professores municipais foi aumentado e qualificado.

O distrito de Erebango também foi contemplado com uma unidade escolar padronizada segundo instruções do governo do Estado. Também foram instaladas escolas em Floriano Peixoto, Km 13, Caixa d’Água, Formigas, Lajeado Pavão, Rio Toldo, Km 5, Vista Alegre e Gramado.

A inauguração da Prefeitura Municipal, que não seguiu o projeto do antecessor, foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1943. Localizada na esquina da atual Rua Irmão Gabriel Leão esquina com a Borges de Medeiros, o prédio histórico mantém as características arquitetônicas e abriga, atualmente, a sede da Câmara de Vereadores.

O bacharel Leonel Flores da Rosa ficou por seis anos na chefia do governo local, e a exemplo dos prefeitos de todo o país administrou sem a fiscalização do poder legislativo. Deixou o cargo no dia 20 de fevereiro de 1947. Para o seu lugar foi indicado Clodomiro André Arpini que respondeu pelo cargo até o final do mesmo ano.

Leonel Flores da Rosa administrou o município até o final do Estado Novo.