Prefeitura alerta que é obrigatório o uso de máscara para atendimento em todos os estabelecimentos comerciais e academias

A Prefeitura alerta toda a população de Getúlio Vargas  que é obrigatório o uso de máscara para atendimento nos estabelecimentos comerciais da cidade. A medida é uma das normas que devem ser cumpridas estabelecidas no Decreto Nº 3.482, de 17 de abril de 2020, que permitiu a abertura para atendimento ao público do comércio no município desde que observadas as medidas indispensáveis à promoção e à preservação da saúde pública, em especial as estabelecidas nos Decretos expedidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Município, durante o período de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Por isso, chama a atenção que atendentes e clientes de supermercados, lojas, farmácias, etc. devem utilizar a máscara durante o período de permanência no local conforme detalhado no Decreto Municipal. A obrigatoriedade deve ser respeitada por todos.

HORÁRIO ESPECIAL PARA IDOSOS

A Prefeitura ainda chama a atenção dos estabelecimentos comerciais que devem implementar horário diferenciado para o atendimento a clientes idosos e demais grupos de risco ao COVID-19 (novo Coronavírus), garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento. O Decreto também determina aos estabelecimentos estabelecer limites quantitativos para aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, a fim de evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos.

Conforme o Decreto, as academias de ginástica também foram liberadas para o atendimento aos seus clientes, porém  limitada à capacidade de 20% do público máximo previsto no Plano de Prevenção contra Incêndio – PPCI, respeitando as medidas de higiene descritas no  Decreto, bem como a proibição de evitar aglomerações. Também há obrigatoriedade do uso de máscaras por todos, além de todos os procedimentos de higienização pessoal e dos equipamentos.

Seja consciente e responsável, use máscara. Proteja-se e proteja sua família!

MÁSCARAS CASEIRAS

Conforme Nota Informativa Nº 3/2020, do Ministério da Saúde, é recomendado que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais, considerando que os serviços de saúde são os locais com maior potencial de concentração de vírus, ao mesmo tempo em que a manutenção de suas atividades precisar ser garantida, mediante ações que visem a proteção de profissionais e pacientes.

Pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais:

1. a) - Tecido de saco de aspirador
  2. b) - Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
  3. c) - Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)
  4. d) - Fronhas de tecido antimicrobiano O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

COMO USAR E CUIDAR DAS MÁSCARAS

As medidas de utilização e higienização das máscaras caseiras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, os seguintes cuidados devem ser utilizados:

- O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

- Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

- Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.

- Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.

- Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.

- Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).

- Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.

- Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

- A máscara deve estar seca para sua reutilização. w) Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

- Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

- Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

- Ao sinal de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.

O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da Covid-19.