RGE conclui ampliação da Subestação Getúlio Vargas

Investimento de R$ 13,2 milhões oferece modernização ao sistema de distribuição de energia elétrica e beneficia 12 mil clientes

A RGE concluiu as obras de ampliação da Subestação Getúlio Vargas.  O investimento de R$ 13,2 milhões beneficia diretamente 12 mil clientes da companhia em Getúlio Vargas, Erebango, Estação e Ipiranga do Sul.

A ampliação inclui a instalação de dois novos transformadores de 12,5 MVA de potência e dois novos alimentadores de distribuição de energia elétrica. Com a instalação dos dois transformadores, a RGE aumenta a oferta por energia na região. Já os novos alimentadores de distribuição de energia elétrica proporcionam uma maior flexibilidade do sistema e confiabilidade às regiões atendidas por essa subestação.

Para o Gerente de Engenharia da RGE, Roberto Pressi, este é um investimento que impacta diretamente na qualidade do serviço. "Esta é uma importante obra que possibilita um reforço para o sistema de distribuição de energia elétrica região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, afirma Pressi.

Além dos novos transformadores e alimentadores, demais equipamentos da Subestação foram modernizados, oferecendo ainda mais robustez e modernizando o sistema elétrico da região.

Outras melhorias - A RGE também executou uma série de melhorias da rede elétrica que atende Getúlio Vargas nos últimos meses, com o objetivo de qualificar ainda mais o fornecimento de energia. Através do Plano de Inspeção Estrutural de Redes, por exemplo, a empresa vistoria as condições de postes e outros componentes para providenciar a manutenção adequada. A troca de postes de madeira, uma ação constante em toda a área de concessão, já elevou para 63% o total de estruturas em concreto ou fibra no município. Somente em 2021 serão inspecionados 64,02 km da rede em Getúlio Vargas. No ano passado foram 87,55 km.

É também pelas inspeções que a RGE identifica necessidade de outros serviços, como podas. Somente nos anos de 2019 e 2020 foram executadas podas em 364,59 km das áreas urbana e rural. As podas são feitas nos casos em que a vegetação está muito próxima ou já interferindo na rede elétrica. Portanto, são fundamentais para reduzir os riscos de acidentes e interrupções no fornecimento.

A Consultora de Negócios da Região, Eliana Bortolon, ressalta que essas obras potencializam a confiabilidade do atendimento da RGE a todos os clientes da distribuidora. “Estas ações dão maior capacidade e confiabilidade ao sistema, beneficiando milhares de famílias atendidas na região. São 12 mil clientes que têm à disposição uma rede elétrica ainda mais robusta e moderna”, destaca Eliana.

O Grupo CPFL, ao qual a RGE pertence, estabeleceu três pilares, através dos quais assumiu 15 compromissos norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. São eles: Energias Sustentáveis, Soluções Inteligentes e Valor Compartilhado. Em todos os investimentos e ações da RGE essas diretrizes são observadas e colocadas em prática, como no caso da Subestação Getúlio Vargas.

Em 2020 a RGE investiu R$ 963 milhões na área de concessão. Para o período de 2021 a 2025 o total de investimentos será de R$ 5,547 bilhões, mais de R$ 1 bilhão por ano

Marca da inauguração - Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, recebeu um troféu simbolizando a inauguração da obra da Consultora de Negócios da Região, Eliana Bortolon, durante a live de inauguração da Subestação, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 28 de julho. Soligo, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores Jeferson Karpinski e de Eliane, acompanhou a solenidade de seu gabinete.