Secretário de Educação de Passo Fundo aborda o tema “Escola do Futuro”, no 4º Encontro Pedagógico de Getúlio Vargas

No dia 10 de novembro de 2021, a Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu o 4° Encontro Pedagógico voltado aos professores da Rede Municipal de Ensino, no Salão de Atos 18 de Dezembro da Prefeitura Municipal.

De início, o público presente pôde prestigiar um momento cultural com os mascotes da Feira do Livro, Leiturildo e Leiturilda e prof.ª Sueli Fátima de Oliveira que apresentaram uma encenação baseada na obra “A galinha dos ovos de ouro” de Ruth Rocha. Em seguida, procedeu-se à entrega de aproximadamente 1300 obras literárias às escolas da Rede Municipal de Ensino, Biblioteca Municipal e turmas de Educação Infantil das escolas conveniadas com o Estado (Manoel da Nóbrega, Mathias Lorenzon, Souza Ramos e Rio Toldo). Todas, obras de reconhecido prestígio nacional e internacional, altamente recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, autores renomados e consagrados na literatura. O investimento da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas chegou a 70.000 reais.

Na continuidade, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, destacou a importância de incentivar, fomentar e difundir a leitura em todos os espaços e em todas as idades. Então, apresentou o currículo do palestrante convidado, Secretário de Educação de Passo Fundo, Prof.º Dr. Adriano Canabarro Teixeiro que trabalhou o tema do eixo 2 do Documento Referência da CONAE 2022: “Escola para o futuro”.

O palestrante provocou reflexões a respeito das aprendizagens na pandemia. Afirmou que a pandemia apenas potencializou os problemas educacionais que já existiam; que é preciso estar na escola não para reviver o passado; que precisamos de um planejamento flexível o suficiente para um mundo dinâmico e que as ferramentas estratégicas do pré-pandemia não servem para o futuro da educação. O professor Adriano foi enfático ao dizer que a escola do futuro começa hoje e preparar-se para ela exigirá investimento em tecnologia e foco na formação dos professores, objetivando a aprendizagem e o protagonismo dos estudantes.