Segurança nas escolas é tema de conferência em Getúlio Vargas

Na noite de 9 de setembro de 2021, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e  Desporto, em parceria com a Polícia Civil, promoveu a Conferência “Segurança nas escolas” voltada aos profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino, membros de Conselhos Escolares, Círculos de Pais e Mestres, bem como profissionais da Rede Privada de Ensino (Unideau). O evento aconteceu nas dependências do Salão de Atos 18 de Dezembro da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas e reuniu cerca de cem participantes.

Os conferencistas, Jorge Fracaro Pierezan, Delegado de Polícia Civil de Getúlio Vargas, e Wyllian Ghelere, Inspetor de Polícia Civil, refletiram com os presentes sobre o uso de protocolos de segurança nas escolas, bem como das implicações legais dos atos em legítima defesa. Salientaram que os professores têm um talento especial para reconhecer mudanças nos seus alunos, por isso, precisam manter um olhar atento, vigilante e cuidadoso nos espaços educativos.

A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, destacou que as escolas da Rede Municipal possuem sistema de monitoramento, portão eletrônico e algumas, inclusive zelador. Mesmo assim, acrescentou que é fundamental cada um fazer a sua parte para fortalecer ainda mais a segurança nesses espaços, pois pequenas ações podem evitar grandes transtornos.

O Delegado Jorge frisou, por fim, que todas as ações capazes de garantir ainda mais segurança às escolas precisam ser consideradas e que ações de prevenção, sem dúvida, são essenciais para proteger a vida.