Vem aí o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Vem aí o Concurso de Escolha das  Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Vem aí o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Inscrições iniciarão na primeira quinzena de abril

Iniciarão, na primeira quinzena de abril, as inscrições para o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos do município de Getúlio Vargas. O processo de escolha está sendo coordenado pela Comissão Organizadora designada por portaria assinada pelo prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, integrada por membros de todas as secretarias da Administração, sob a coordenação do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. As Soberanas reinarão no período de 2024 a 2027 e, também, serão as Rainhas e Princesas da Expo Getúlio Vargas 2024. As eleitas irão substituir a Corte dos 85 anos de Getúlio Vargas: Rainha Izadora Borgmann Frizzo, 1ª Princesa Caroline Guizzo e 2ª Princesa é Bruna Pereira da Silva.

A escolha das Soberanas de Getúlio Vargas tem como objetivos motivar e envolver a comunidade como um todo no processo de escolha das Soberanas, evento alusivo às comemorações dos 90 anos de emancipação política-administrativa de Getúlio Vargas; eleger Soberanas (uma Rainha e duas Princesas) que assumam o compromisso e a responsabilidade de representar o município de Getúlio Vargas, divulgando suas potencialidades, além dos valores sociais, econômicos, históricos e culturais; valorizar a mulher getuliense, sendo que as soberanas eleitas terão o papel de representar o município, obrigatoriamente, em todo evento em que forem convocadas, salvo em casos de excepcionalidade previamente comunicada.

ENTIDADES DEVEM APRESENTAR AS CANDIDATAS

As candidatas ao título de Soberanas do Município de Getúlio Vargas e Expo Getúlio Vargas 2024 serão apresentadas por entidades juridicamente constituídas, com ou sem fins lucrativos, tais como: clubes sociais, esportivos, culturais, de serviços, acadêmicos/educacionais, entidades representativas de classe ou empresariais, atendendo os seguintes requisitos mínimos: ser brasileira (sexo feminino); ser maior de idade, com 18 anos completos até o término das inscrições, ter no máximo 25 anos até o término das inscrições; ser solteira, não ter filhos e não estar grávida; ter Ensino Médio Completo; ser domiciliada em Getúlio Vargas – RS; não estar respondendo a nenhum processo judicial; autorizar vincular sua imagem ou qualquer material audiovisual (informativo e publicitário), em qualquer tipo de mídia (impressa ou virtual) para divulgação do Concurso e posteriormente após eleita; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento condizentes ao título almejado; representar uma entidade, conforme descrição no caput deste artigo; não possuir vínculo ou compromisso com qualquer agência ou empresa que, de alguma maneira, venha a prejudicar ou impedir o cumprimento dos compromissos durante o concurso e o reinado das escolhidas; ter disponibilidade de horário para cumprir o cronograma completo deste concurso, bem como as atividades após eleita quando convocada pelo município; cumprir integramente este regulamento.

ETAPAS DE SELEÇÃO

A escolha das Soberanas de Getúlio Vargas e Expo Getúlio Vargas, ocorrerá a partir das seguintes etapas e cronograma, após o período de inscrições e homologação das candidatas: Curso de capacitação das candidatas no período de 13 a 17 de maio de 2024; entrevista com as candidatas no dia 22 de maio de 2024 em local e horário a definir; prova escrita para as candidatas no dia 29 de maio de 2024, em local e data a definir; carreata de divulgação do evento no dia 22 de junho de 2024 em roteiro e horário ainda a definir; desfile e baile de coroação das soberanas no dia 29 de junho de 2024. onão cumprimento ou comparecimento, quando for o caso, mesmo que justificado, a qualquer uma das etapas em sequência descritas, torna a candidata desclassificada do concurso.

FORMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação das candidatas é resultado da participação das mesmas em todas as etapas do Concurso, conforme art. 6º do Regulamento do Concurso, em ordem cronológica dos eventos, os quais totalizaram 100 pontos possíveis, sendo que para cada uma das etapas haverá pesos e júris diferentes, ficando assim disposta:

1ª Avaliação: Entrevista com peso de 30 pontos (01 a 30)

2ª Avaliação: Prova Escrita com peso de 30 pontos (01 a 30)

3ª Avaliação: Desfile de Passarela com peso de 40 pontos (01 a 40)

VENCEDORAS

O resultado final do concurso será composto pela seguinte fórmula: soma simples das três notas correspondentes a cada etapa, quais sejam: 1ª - Entrevista (N1) (Nota 1, com peso 30); 2ª - Prova escrita N2 (Nota 2, com peso 30) e 3ª - Desfile de passarela N3 (Nota 3, com peso 40), ou seja: (N1 + N2 + N3) = NF (Nota Final).

As somas e médias serão realizadas apenas no dia do baile de coroação, não havendo apuração de notas em cada etapa. Portanto, não haverá divulgação de notas preliminares antes do dia 29 de junho de 2024.

Em caso de empate, os critérios de desempate serão: melhor nota no desfile (N3), entrevista (N1) e prova escrita (N2), respectivamente.

PREMIAÇÃO

As eleitas ao título de Rainha, 1ª e 2ª Princesas, receberão um prêmio em dinheiro, em moeda nacional, distribuído da seguinte forma: Rainha: R$ 3.000,00 e Princesas R$ 1.500,00 cada uma.