9ª Conferência Municipal de Saúde de Getúlio Vargas elege os delegados e suplentes para a edição estadual

Evento aconteceu no dia 23 de março, no Salão de Atos da Prefeitura

Getúlio Vargas foi sede, na última quinta-feira, 23, da 9ª Conferência Municipal da Saúde, o fórum máximo de deliberação da Política de Saúde. O evento, que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura, numa promoção da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, reunindo um grande público. O regimento do evento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde por meio do Decreto nº 3.826, de 28 de fevereiro de 2023.

Na oportunidade, foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar Getúlio Vargas na Conferência Estadual de Saúde. São elas: Segmento governo: Delegada - Tatiana Novelli de Oliveira e Suplente - Mary Fenske; Segmento trabalhador de saúde: Delegada- Vanessa Paula Vieira e Suplente - Andréia Mariluci Centofante; Segmento usuário: Delegada - Rita de Cassia Pessoa da Silva e Suplente - Silvane Maria Betto Valença, Delegada - Carina Taderka da Silva e Suplente - Denise Luithardt Klitzke.

A abertura da Conferência contou com a presença do vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa; secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti; e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luana Paula Vendruscolo. Todos se pronunciaram enaltecendo a importância da conferência e suas deliberações para promover melhor atendimento à saúde pública do município.

A palestrante foi a Mestre em Envelhecimento Humano, a enfermeira e professora universitária Rosane Lorenzetti, que falou sobre “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Ela a todos a promoverem saúde e bem-estar para população de Getúlio Vargas.

Após a palestra, teve trabalhos em grupo sobre os eixos temáticos que foram I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Os participantes foram incumbidos de redigirem propostas considerando as esferas estadual e municipal e apresentá-las para a plateia.