Abertas inscrições aulas de Yoga gratuitas em Getúlio Vargas

Abertas inscrições aulas de Yoga gratuitas em Getúlio Vargas

Abertas inscrições aulas de Yoga gratuitas em Getúlio Vargas

Atividade faz parte da implantação das Práticas Integrativas Complementares na atenção primária de saúde do município

 

            Estão abertas, até o dia 6 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde, as inscrições para Aulas de Yoga gratuitas no município de Getúlio Vargas. A modalidade integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são técnicas terapêuticas que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

O município de Getúlio Vargas está implementando neste segundo semestre do ano de 2023 o Programa de Práticas Integrativas e Complementares visando a prevenção e o cuidado de enfermidades incidentes na Atenção Primária. Segundo a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, a ideia é agilizar e humanizar os atendimentos realizados nas unidades de saúde municipais. “O objetivo é interligar as diversas racionalidades médicas à abordagem da Biomedicina, visando potencializar a resolubilidade da prática na Atenção Básica com técnicas simples de baixo risco e significativa eficácia.  São 29 as PICS descritas pelo programa nacional, porém o município inicialmente vai implantar cinco práticas:  Musicoterapia, Música (violão), Plantas Medicinais, Yoga e Artesanato.

Segundo Graciele, estas importantes práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação. Uma das abordagens desse campo são a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Entre as principais diretrizes da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de nacionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.

IMPORTÂNCIA DA YOGA

Está técnica será a primeira a ser ofertado pela gestão municipal, e consiste numa prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo. Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NAS AULAS DE YOGA

Acima de 18 anos

Munícipe de Getúlio Vargas

Documentos para inscrição: CPF, RG, CNS, Comprovante de endereço

Inscrições até 06/10 nas Unidades Básicas de Saúde do município de Getúlio Vargas

DEMAIS PRÁTICAS A SEREM IMPLANTADAS

Artesanato: Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

Musicoterapia: Prática expressiva integrativa conduzida em grupo ou de forma individualizada, que utiliza a música e/ou seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – num processo facilitador e promotor da comunicação, da relação, da aprendizagem, da mobilização, da expressão, da organização, entre outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo.

Plantas Medicinais: As plantas medicinais contemplam espécies vegetais, cultivadas ou não, administradas por qualquer via ou forma, que exercem ação terapêutica e devem ser utilizadas de forma racional, pela possibilidade de apresentar interações, efeitos adversos, contraindicações.

 

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close