Conselho Municipal dos Direitos da Mulher elege nova Mesa Diretora

Assume a presidência a representante da OAB, Gilmara Toniazzo

Na tarde de quinta-feira, 30 de março, no Plenarinho da Biblioteca Pública Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) elegeu – durante reunião ordinária – a nova mesa diretora para a gestão 2023/2024.

Foram eleitas por unanimidade pelas conselheiras do COMDIM, Gilmara Toniazzo (presidente), Rita Pessoa da Silva (vice-presidente) e Lisiane Wietchikoski (Secretária Geral). Desde 2018, estava à frente do colegiado Rita Pessoa da Silva, que aproveitou para fazer um relato das ações desenvolvidas neste período. Lembrou que neste espaço de tempo a pandemia dificultou o trabalho e maior integração entre as conselheiras, mas agradeceu a todas pelo empenho e dedicação às causas que dizem respeito às mulheres.

Rita também falou da campanha realizada de aquisição de kits de higiene para mulheres que beneficiou 12 famílias no final do ano passado. Ela destacou que a campanha de arrecadação de produtos de higiene para mulheres continua. São parceiros desta iniciativa o Poder Público Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, OAB Getúlio Vargas, Conselho da Mulher, Accias, CDL, Emater, Grupo do Câncer com a Vida de Novo.

Durante a reunião, foram traçadas algumas metas para esta gestão, que serão planejadas e aos poucos executadas, sendo que um dos focos será a defesa das mulheres vítimas de violência. A nova presidente, Gilmara Toniazzo agradeceu a confiança nela depositada e falou que está disposta a realizar um bom trabalho na defesa dos direitos da mulher.

O COMDIM

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, é um órgão colegiado de composição paritária entre o poder público municipal e a sociedade civil organizada, de natureza consultiva e deliberativa e caráter permanente, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo por finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres, bem como atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.

O Conselho é composto por 10 membros titulares e 10 suplentes, todos nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal. Integram o Conselho dos Direitos da Mulher as seguintes entidades: Representando o Poder Executivo: Secretarias Municipais de Saúde Assistência Social, de Educação, Cultura e Desporto, de Desenvolvimento Econômico e Gabinete do Prefeito. Representando a sociedade civil: ASCAR, Grupo de apoio aos portadores de câncer - Com a Vida de Novo, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – SUTRAF e Sindicato Rural. O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida a recondução por uma única vez. A função dos membros do Conselho é considerada serviço público relevante e não é remunerada.