Getúlio Vargas investe na instalação de contêineres delixo para uma cidade ainda mais limpa e organizada

Ação incentiva descarte de lixo em local correto e fortalece o trabalho de limpeza urbana

O Governo de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, instalou, nesta semana, contêineres de lixo na área central da cidade, sendo metade na cor azul para o lixo reciclável e os outros na cor marrom para lixo orgânico.  A utilização de contêineres de lixo é indicada para a coleta urbana por propiciar vantagens como a manutenção da higiene local sem o acúmulo da sujeira, almejando uma cidade sempre limpa e organizada.

Essa é mais uma política de governo que visa beneficiar a população, contribuindo diretamente na qualidade de vida dos munícipes. A partir de agora, a população não vai mais precisar colocar o seu lixo nas lixeiras a céu aberto ou deixar no chão para que os cachorros rasguem as sacolas, além de atrair baratas, insetos e causar mau cheiro. Durante a realização da Expo Getúlio Vargas 2022 – Feira Setorial, realizada de 13 a 16 de junho, alguns contêineres foram espalhados e a iniciativa logo recebeu aprovação da comunidade.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, nessa primeira etapa estão sendo instalados 30 pares de contêineres. No próximo ano, deverão ser instalados em bairros da cidade. Ele explica que quem já tem a lixeira dentro de sua propriedade ou do seu terreno, continua tudo igual. “Esta é mais uma opção para a população, com o objetivo de facilitar o descarte correto do lixo”, destaca. Por isso, ele faz um apelo para que a população realize a separação do lixo seco e orgânico, conforme prevê a legislação do município: Lei Nº 5.044, de 21 de agosto de 2015, que dispõe sobre o Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Município de Getúlio Vargas. Karpinski chama a atenção para que o lixo seja colocado em caixas ou sacolas resistentes, para facilitar a coleta dos garis. “Vamos deixar a nossa cidade cada vez mais linda e limpa”, conclama Karpinski.