Poder Judiciário, Promotoria e prefeitos da região vão financiar cercamento do Presídio de Getúlio Vargas

Na reunião regional sobre Segurança Pública da Microrregião de Getúlio Vargas, realizada na noite desta quinta-feira, 1, na Prefeitura de Getúlio Vargas, o Poder Judiciário, a Susepe, a Brigada Militar, a Polícia Civil e o Ministério Público solicitaram um espaço para falarem sobre a situação do Presídio Estadual de Getúlio Vargas, que atende as Comarcas de Getúlio Vargas e Tapejara.

Após detalhada a situação e apresentados os números, visando ampliar a segurança no Presídio e na comunidade, foi solicitado aos municípios atendidos pelas Comarcas auxílio para construção de um cercamento, evitando, assim, o arremesso de objetos para dentro do estabelecimento carcerário.

Após debate, ficou decidido que as Comarcas de Getúlio Vargas e Tapejara e a Promotoria de Getúlio Vargas, assim como os municípios atendidos pelas Comarcas, irão investir na realização de obra de contenção junto ao Presídio, afim de evitar os inúmeros crimes que vêm sendo praticados, em razão da inexistência de aparato para conter o ímpeto dos autores dos arremessos de drogas e celulares para dentro do pátio do Presídio. A obra consiste em uma estrutura metálica coberta com tela galvanizada. O encontro foi coordenado pelo prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo.

O evento contou com a presença também de membros do Consepro de Getúlio Vargas, Ministério Público e Poder Judiciário de Getúlio Vargas, comando do 13º Batalhão da Brigada Militar, integrantes da Polícia Civil e da Susepe, vereadores, secretários municipais, prefeitos, vice-prefeitos e assessores dos municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Charrua, Quatro Irmãos, Sertão, Tapejara, Santa Cecilia do Sul, Vila Langaro e Água Santa.

VIDEOMONITORAMENTO

Outra deliberação da reunião foi a aprovação da ampliação do Sistema de Videomonitoramento Regional, que funciona na Brigada Militar e está interligado e espelhado à Polícia Civil dos municípios. O projeto prevê a realização de uma obra física, construção de uma sala para abrigar o servidor com climatização, aquisição de equipamentos com maior capacidade de armazenamento das imagens, ampliação do número de telas e substituição de algumas, aquisição de um servidor mais potente com mais HDs com possibilidade de maior backup, nobreak mais potente e banco de baterias.

Todos os presentes foram unânimes em destacar a importância dessa ampliação da Sala de Videomonitoramento e das melhorias nos equipamentos, enaltecendo o importante avanço na segurança de todos os municípios com a instalação de câmeras e o sistema de vigilância realizado na Brigada Militar, que reduziram os índices de criminalidade na região.