Prefeitura e Conselho Municipal de Política Cultural lançam a 3º edição do “Fazendo Cultura em Getúlio Vargas”

Chamada Pública de Fomento a Projetos Culturais do Fundo Municipal da Cultura está com inscrições abertas de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023

O Governo de Getúlio Vargas e o Conselho Municipal de Política Cultural lançaram, nesta semana, a 3ª edição do “Fazendo Cultura em Getúlio Vargas” - Chamada Pública de Fomento a Projetos Culturais do Fundo Municipal da Cultura.  Trata-se do Edital de Chamamento Público 246/2032, que dispõe sobre o regramento para repasse de recursos do Fundo Municipal da Cultura de Getúlio Vargas, Lei nº 5.844, de 2 de julho de 2021, às entidades e pessoas jurídicas.

O edital tem como proposta a seleção de projetos culturais de produtores culturais e entidades culturais, pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos), com domicílio ou sede comprovados no município de Getúlio Vargas há, no mínimo, um ano e devidamente cadastradas no CMPEC (Cadastro Municipal de Cultura, decreto 3.535 de 16 de outubro de 2020), para receberem financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC), de forma a movimentar a produção cultural do município.

CATEGORIAS

Compreende-se por iniciativas de cunho artístico e cultural aquelas ligadas às Artes Plásticas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Cultura Popular, Tradicionalismo, Dança, Design Gráfico, Fotografia, História em Quadrinhos, Poesia, Games, Diversidade de Gênero, Etnias, Música, Teatro, Cinema, Técnicas de Apoio e Criação às áreas artísticas, Artes Integradas, Patrimônio Histórico, Memória e Acervos Históricos e Geográficos, Literatura e demais manifestações artísticas e populares em formato de audiovisual.

PREMIAÇÃO

As despesas decorrentes do presente Edital serão custeadas por meio de recursos oriundos do Fundo Municipal da Cultura (FMC), provenientes dos recursos do Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e do Departamento Cultural, nos termos da Lei 5.844 de 02 de julho de 2021, que foram transferidos ao FMC pelo Município no montante de R$ 30.000,00. Serão premiadas quatro propostas: dois projetos culturais (PJ) de R$ 10.000,00 cada um e dois projetos de publicações literárias (PF), no valor de R$ 5.000,00 cada um.

As inscrições são gratuitas, devendo obrigatoriamente ser protocoladas na Secretaria Geral de Getúlio Vargas, localizada na Av. Firmino Girardello, 85, Centro, no Centro Administrativo Municipal.

246_Edital_de_selecao_de_projetos_Fundo_Municipal_da_Cultura