Prefeitura e Rotary Club de Getúlio Vargas implantam Programa Óleo Solidário, juntos, transformamos gotas de óleo em solidariedade

Objetivo é recolher óleo de cozinha usado para reciclar e reverter o valor em ações sociais

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, estabeleceu uma parceria estratégica com o Rotary Club Getúlio Vargas e a Be8, para desenvolver o Programa Ser Sustentável, por meio do Projeto Óleo Solidário do Rotary Club, com o objetivo de garantir um destino adequado ao óleo de cozinha usado na comunidade, sendo que o valor arrecadado será revertido em ações sociais para a comunidade e entidades do município de Getúlio Vargas. O programa, inspirado em uma iniciativa inovadora da Be8, de Passo Fundo, visa transformar a maneira como o descarte de óleo de cozinha é tratado.

No final de janeiro, o prefeito Mauricio Soligo, o secretário de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, e Márcio Prado, realizaram uma visita à Be8, antiga BSBIOS, em Passo Fundo,

para conhecer de perto esse modelo do Programa Ser Sustentável, desenvolvido pela Be8 que visa a sustentabilidade. Após essa visita, o Governo Municipal procurou uma entidade local para implementar o programa, visando não apenas o retorno financeiro para a entidade, mas, também, auxiliar a população na correta disposição dos resíduos oleosos que serão destinados para a produção de biocombustíveis.

PARCERIA

O Rotary Club de Getúlio Vargas, ciente de sua responsabilidade socioambiental, foi escolhido como parceiro para essa iniciativa, pois o clube de serviço já estaria engajado na parceria,  por meio do Programa da Be8, que apoiará o município com o fornecimento de bombonas e coletores e, por sua vez, o Rotary e a Prefeitura farão o engajamento de estabelecimentos comerciais e escolas, promovendo a conscientização sobre a importância da coleta do óleo usado. A logística será realizada por um parceiro da Be8, que buscará o óleo, realizará a filtragem e decantação, para depois ser destinado à produção de biodiesel.

Na última semana, o representante da Be8, Cesar Augusto Karczesk Soares, fez a entrega das bombonas para coleta de óleo de cozinha ao presidente do Rotary, Edmar Antonio Urio.

A partir de agora, a comunidade que desejar contribuir com o projeto pode entrar em contato com os membros do Rotary Club ou diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente para fazer a doação do óleo de cozinha usado. Essa parceria promete não apenas benefícios econômicos para a entidade, mas, também, um impacto positivo significativo na preservação do meio ambiente.

COMO DOAR O ÓLEO DE COZINHA USADO?

Após o uso, com o óleo frio, deve-se armazená-lo em garrafas PET e depois depositar o litro em um dos coletores disponíveis nos pontos de coleta. O município contará com 12 pontos de coletas.