Reinaugurada a Unidade Básica de Saúde Navegantes

A quinta-feira, 15, foi especial para a comunidade dos bairros São Pelegrino, Monte Claro, Navegantes, Linha 5 e XV de Novembro. Neste dia foi realizada a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Navegantes, que recebeu uma ampliação de mais de 100 metros quadrados, ganhando cinco novos consultórios médicos, banheiros com acessibilidade e toda a unidade foi reformada e pintada.

Uma solenidade simples, mas recheada de emoção, foi realizada no meio da tarde, com a presença do prefeito de Getúlio Vargas em exercício, Elgido Pasa; do coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron; da secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Débora Possenti; a coordenadora adjunta da 11ª CRS, Cibeli Lazzari; secretários municipais, profissionais de saúde e a comunidade.

Esta Unidade Básica de Saúde oferta Atenção Primária à Saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde da população com ações preventivas e curativas no atendimento. Atende a maior parte das necessidades desta população de forma regionalizada, contínua e sistematizada, individual e coletivamente.

REDE BEM CUIDAR RS

A UBS Navegantes integra a Rede Bem Cuidar RS, Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde.

Por meio do Programa Avançar RS, o município foi habilitado ao recebimento de recursos para reforma e ampliação da UBS Navegantes. Recebeu o valor de R$ 350 mil e complementou com recursos próprios com o valor de R$ 62.170,20.

Após os pronunciamentos da secretária de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti; da coordenadora adjunta da 11ª CRS, Cibeli Lazzarido, do coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, e do prefeito em exercício, Elgido Pasa, foi feito o descerramento da fita inaugural e visitação ao novo posto de saúde.

HISTÓRICO

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, inaugurou em 12 de setembro de 2002 a UBS Navegantes, com 149,73m² construídos. A primeira ampliação, foi em 2010, aumentando 66,74m².

Atualmente o novo espaço conta com um aumento de 116,36m², totalizando uma área construída de 332,83m².  Está localizada em área urbana, atendendo aproximadamente 3.500 pessoas que moram nos Bairros São Pelegrino, Monte Claro, Navegantes, Linha 5 e XV de Novembro e está dividida em: 1 recepção, 2 salas de espera, 4 consultórios médicos, 1 consultório ginecológico com banheiro, 1 consultório odontológico, 1 consultório para fisioterapia, 1 consultório para nutricionista, 1 dispensário de medicamentos, 2 almoxarifados; 1 sala de triagem, 1 ambulatório, 1 sala de esterilização, 1 sala de higienização de materiais, 1 sala de vacinas, 1 copa/cozinha, 1 vestiário, 1 lavanderia, 1 expurgo e 3 banheiros.

O atendimento da UBS é no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e conta com a atuação dos seguintes  profissionais: 1 médico da Estratégia da Saúde da Família 40h semanais; 1 médico Clínico Geral 24h semanais; 1 médico Pediatra 8h semanais; 2 médicos Ginecologistas 12h semanais; 1 psicóloga 40h semanais; 2 cirurgiões dentistas 40h semanais (20h cada); 1 enfermeira 40h semanais; 1 fisioterapeuta 30h semanais (18h na UBS, 8h domiciliares e 4h grupos); 1 nutricionista 8h semanais; 5 técnicos de enfermagem 40h semanais; 2 agentes comunitários de saúde; 1 servente; 1 agente de endemias; 1 auxiliar de consultório dentário; e 1 vigilante.

Esta nova Unidade de Saúde visa criar maior vínculo, oferecendo maior resolutividade das demandas de Atenção Primária, proporcionando mais conforto e, consequentemente, um melhor atendimento à comunidade e espaço para os profissionais.