Secretaria de Educação de Getúlio Vargas realiza Formação para Monitores e Auxiliares de Professores

Secretaria de Educação de Getúlio Vargas realiza  Formação para Monitores e Auxiliares de Professores

Nos dias 26 e 27 de julho, a Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu uma formação para os monitores e auxiliares de professor da rede municipal de ensino, com o objetivo de dar sequência a formação continuada a todos os envolvidos no processo educativo, a partir da especificidade que envolve o desempenho de cada cargo.

A atividade aconteceu nas dependências da EMEI Cônego Stanislau Olejnik. Na manhã do dia 26, a psicóloga Elizaura Morillos abordou o tema: “Acolhimento, afeto e cuidado''. O estabelecimento de vínculos afetivos é fundamental para a construção da identidade e dos relacionamentos interpessoais da criança desde a primeira infância. Sendo assim, a afetividade deve ser construída no espaço da escola, através do cuidado e do educar.

No dia 27, a fonoaudiologia Rita de Cássia Pissetti fez uma explanação sobre o tema: “A importância do desenvolvimento da linguagem através da estimulação gestual, verbal, cantigas, alimentos e bombardeio auditivo”. A partir deste desenvolvimento a criança está apta a compartilhar significados com o outro e a participar da aprendizagem sociocultural. A linguagem começa a desenvolver-se desde o momento do nascimento do bebê.

Na oportunidade, o Setor Pedagógico, por meio da orientadora Danieli Zamban, abordou a importância do trabalho diário dos monitores e auxiliares de professores. Enfocou na necessidade de construção dos vínculos, bem como da confiança e da autonomia. "Qual a diferença que eu posso fazer no meu trabalho? O que as crianças esperam de mim? Como posso auxiliar na construção de memórias de uma infância saudável e feliz?”. Desta forma foi desenvolvido um trabalho específico por turmas onde elas utilizaram materiais disponíveis nas escolas para trabalhar com a rotina (acolhida, recreios, sono, alimentação, saída). Para finalizar foi feita a socialização entre todos visto que os grupos foram constituídos entre várias escolas para sim compartilharem os saberes. Através das avaliações feitas com os participantes percebemos que o momento foi muito importante e produtivo. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto agradece a todos que se envolveram e tornaram esse momento possível.