Prefeito de Getúlio Vargas participa da assembleia da AMAU

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, participou, no final da tarde desta quinta-feira, 25, da assembleia virtual da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), logo após o governador Eduardo Leite anunciar em videoconferência com os presidentes das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, também na tarde desta quinta-feira, 25, que o executivo gaúcho, diante do cenário de agravamento da pandemia de coronavírus - que tem recorde de óbitos e de ocupação de leitos de UTI (índice de 91,4%), decidiu suspender a possibilidade de cogestão em âmbito estadual a partir de sábado, 27, até domingo, 7 de março, além de implantar bandeira preta em todo o território do RS.

Apresentando números alarmantes, Leite e equipes da secretaria da Saúde justificaram a decisão, explicando que, caso não se contenha imediatamente a propagação do vírus, o RS poderia, pela projeção dos órgãos técnicos, saltar dos atuais 12.029 óbitos pela doença a 15 mil até o dia 15 de março.

Nessa semana os prefeitos da região fizeram um esforço para aprovar seus planos estruturados de prevenção e enfrentamento à epidemia do novo Coronavírus – Covid-19, assim como o Plano de Cogestão formulado pelo Comitê Regional Covid-19 da AMAU, que permitiria, se aprovado, que toda a região, mesmo em bandeira preta, adotasse protocolos sanitários da bandeira vermelha.

SUSPENSA A COGESTÃO

No entanto, com a decisão do governador pela suspensão da cogestão, os prefeitos foram unânimes em expor suas preocupações com o fechamento do comércio, as dificuldades com a fiscalização, especialmente pela falta de recursos humanos, e em afirmar a necessidade de reforçar ações de prevenção, sensibilizando a população quanto aos cuidados necessários e cumprimento dos protocolos. O colegiado também destacou a importância de pressionar o governo federal para a aceleração na liberação de novas vacinas.

A suspensão da cogestão obrigará a R16 e as demais regiões do RS a acolher, sem chance de afrouxamento, a classificação de bandeira preta, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado do RS. Hoje, a R16 já está em bandeira preta, considerando, entre outros itens, o número de casos ativos, taxa de ocupação hospitalar e a velocidade de propagação do vírus.

Tão logo encerrou a videoconferência da AMAU, o prefeito Soligo fez um live pelo facebook informando a toda a comunidade a atual situação da região e de
Getúlio Vargas, assim como de todo o Estado, de bandeira preta, a partir de sábado, 27.