História

A história do município de Getúlio Vargas teve início quando o governo do estado do Rio Grande do Sul decretou, em 06.10.1908, a criação de uma nova colônia no município de Passo Fundo, localizada às margens da estrada de ferro em construção para o Rio Uruguai. Essa colônia, então denominada Erechim, se desenvolveu com facilidade devido à sua boa localização, às fartas e produtivas terras e ao trabalho árduo dos colonizadores.

Em 1911, com a chegada do trem e a inauguração da Estação Férrea Erechim, as ligações para a capital, para as colônias velhas e para os outros estados foram estabelecidas. Com o trem vieram mais imigrantes, na maioria italianos, alemães e poloneses, que formaram a base da população e da força de trabalho, possibilitando o maior desenvolvimento da região.

A partir de 1924, com o apoio da comunidade, um grupo de moradores levantou a bandeira de emancipação e, em 18 de dezembro de 1934, o governo federal decretou a criação do município de Getúlio Vargas. Ficaram ligados ao município os distritos de Erebango, Ipiranga, Floriano Peixoto e o bairro Estação, agora municípios que integram a região.

Hoje, Getúlio Vargas, como há mais de um século atrás, é um lugar bom para investir e viver.

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close