Evento foi aberto no Dia Mundial do Livro com homenagens, apresentações culturais e o compromisso de fortalecer o vínculo da comunidade com a literatura
A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas teve sua abertura oficial na noite de 23 de abril de 2025, comemorando o Dia Mundial do Livro. Com o tema “Celebrando a leitura pelo encanto da literatura” e o slogan “Somos o que lemos”, o evento reuniu autoridades, estudantes, professores, autores e a comunidade em geral para uma noite repleta de cultura e literatura.
A cerimônia de abertura contou com a apresentação dos mascotes Leiturildo e Leiturilda, que simbolizam o espírito da feira. Diversas autoridades marcaram presença, incluindo o Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, e o Reitor da UNIDEAU, Flávio Barro. A patrona da 24ª Feira do Livro, Jussarina Almeida Oleksinski, passou simbolicamente o sino à patrona da 25ª edição, Roberta Dall’Agnol Rigo, destacando a continuidade e a importância da leitura na comunidade.
Roberta Dall’Agnol Rigo, estudante de Direito e autora de duas obras, fez seu pronunciamento, enfatizando a importância da leitura e da literatura na formação pessoal e profissional. A cerimônia também homenageou as escolas do município pelos seus projetos de leitura, com a entrega de certificados e prêmios.
PRÊMIO DESTAQUE CULTURAL
Um momento emocionante da abertura foi a entrega do Prêmio Destaque Cultural aos artistas locais. Após consulta popular, por meio de voto em formulário eletrônico, contabilizaram-se 172 votos. Os vencedores foram:
CATEGORIA MÚSICA: Anissara Zir
CATEGORIA ARTES PLÁSTICAS: Andrea Pandolfi
CATEGORIA DANÇA: Bruna Dassi Kufner
CATEGORIA LITERATURA: Mirian Beltrami Pereira
CATEGORIA ARTESANATO: Ivete Rheinheimer
SARAU ARTÍSTICO CULTURAL
A noite foi enriquecida por um sarau artístico cultural, que incluiu apresentações da Orquestra Sinfônica Getuliense, do Coral Municipal Canção e Vida, do Grupo Abará Capoeira, de Marcelo Zanoni e seu documentário sobre o Xote Laranjeira e uma declamação de Samuel Pomorski de Souza, ex-mascote da feira.
A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas segue com uma programação diversificada, incluindo conversas com autores e trilhas literárias, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção da leitura e da cultura.