Abertas as comemorações da Semana da Pátria 2022 de Getúlio Vargas

Abertas as comemorações da Semana  da Pátria 2022 de Getúlio Vargas

Abertas as comemorações da Semana da Pátria 2022 de Getúlio Vargas

Foram abertas, oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, as atividades alusivas às comemorações da Semana da Pátria 2022, com o hasteamento dos pavilhões nacionais no Altar da Pátria em Getúlio Vargas. Autoridades civis e militares acompanharam o ato.

A Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, LDN/RS, anualmente escolhe dois temas para evidenciar ou homenagear. Neste ano de 2022, o tema Nacional, Estadual e Municipal é o mesmo: o Bicentenário da Independência do Brasil, portanto, os 200 anos de separação política e administrativa entre Brasil e Portugal.

Ao receber o fogo simbólico das mãos do Sargento Franzen, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, procedeu o acendimento da Pira no Altar da Pátria. Em seguida, o prefeito, o sargento Brustolin da 3ª CIA da BM de Getúlio Vargas e o representante do Poder Legislativo, vereador Domingo Borges, procederam aos hasteamentos das bandeiras nacional, do Rio Grande do Sul e do município de Getúlio Vargas. Acompanharam o momento o vice-prefeito Elgido Pasa, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desportos, Sandra Betiatto, demais secretários, vereadores e diretores de escolas, assim como estudantes e comunidade.

Na oportunidade, o coordenador da 28ª Cavalgada da Integração, que este ano percorrerá Getúlio Vargas a Ametista do Sul, Geovani Aita, fez o seu pronunciamento e entregou um troféu pela participação ao prefeito Mauricio Soligo. Em seguida, Soligo falou da importância de todos amarem e terem orgulho da sua pátria, o Brasil.

Os momentos culturais da cerimônia de abertura da Semana da Pátria 2022 ficaram por conta da Banda Carlos Gomes, sob a regência do maestro Rogério Plucinski; e da Banda da APAE - projeto de musicalização - sob a coordenação dos instrutores Emerson Amaral, Luis Fábio Paes e André Vargas.

A programação segue até o feriado da Independência do Brasil no dia 7 de setembro.