Administração Municipal e Ong APASC unem esforços para políticas públicas em prol da causa animal

Na manhã desta quarta-feira, 7 de março, a Administração Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma importante reunião com membros da Ong APASC - Associação de Proteção de Animais São Chico. O encontro contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo e do secretário Jackson Karpinski e teve como foco discutir os procedimentos administrativos voltados para o acompanhamento de políticas públicas em defesa da causa animal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, no início do ano de 2024, foi lançado o processo licitatório de credenciamento Nº 01/2024 para clínicas veterinárias interessadas em realizar o serviço de esterilização. Essa iniciativa amplia o investimento em autorizações de castração animal, visando o controle populacional de animais no município. Segundo o secretário Jackson Karpinski, é crucial reconhecer que a saúde humana está intrinsecamente ligada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências eleva o risco de contágio de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos.

40 CASTRAÇÕES POR MÊS

O objetivo da esterilização de animais é reduzir a quantidade de animais nas ruas, diminuindo o problema das crias indesejadas que são frequentemente abandonadas, tornando-se uma questão de ordem pública. Em parceria com o COMDEMA, o Governo Municipal estará disponibilizando 40 autorizações de castração por mês para cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, incluindo animais de rua, adotados por ONGs ou que estejam em lares temporários e em famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além da castração, será fornecido um kit completo com medicamentos, roupa cirúrgica e colar elisabetano, garantindo todos os cuidados necessários para a recuperação do animal, sendo que os cuidados pós-cirúrgicos serão acompanhados pelos proprietários. Também serão feitos investimentos na compra de equipamentos para captura e manejo de animais em casos de acidentes e para atendimentos de emergência e urgência, os quais serão utilizados pelos bombeiros em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente.

CREDENCIAMENTO

O secretário Jackson Karpinski destacou que os interessados em cadastrar seus animais de estimação para a castração devem fazer o pedido online no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br), seguindo as instruções fornecidas na seção de protocolos online. Todas as solicitações serão recebidas e analisadas individualmente para verificar a elegibilidade para o programa. Para garantir transparência, os beneficiários das castrações realizadas com recursos públicos terão suas informações publicadas mensalmente no site da Prefeitura Municipal.