Administração Municipal e Ong APASC unem esforços para políticas públicas em prol da causa animal

Administração Municipal e Ong APASC unem esforços para políticas públicas em prol da causa animal

Administração Municipal e Ong APASC unem esforços para políticas públicas em prol da causa animal

Na manhã desta quarta-feira, 7 de março, a Administração Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma importante reunião com membros da Ong APASC - Associação de Proteção de Animais São Chico. O encontro contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo e do secretário Jackson Karpinski e teve como foco discutir os procedimentos administrativos voltados para o acompanhamento de políticas públicas em defesa da causa animal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, no início do ano de 2024, foi lançado o processo licitatório de credenciamento Nº 01/2024 para clínicas veterinárias interessadas em realizar o serviço de esterilização. Essa iniciativa amplia o investimento em autorizações de castração animal, visando o controle populacional de animais no município. Segundo o secretário Jackson Karpinski, é crucial reconhecer que a saúde humana está intrinsecamente ligada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências eleva o risco de contágio de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos.

40 CASTRAÇÕES POR MÊS

O objetivo da esterilização de animais é reduzir a quantidade de animais nas ruas, diminuindo o problema das crias indesejadas que são frequentemente abandonadas, tornando-se uma questão de ordem pública. Em parceria com o COMDEMA, o Governo Municipal estará disponibilizando 40 autorizações de castração por mês para cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, incluindo animais de rua, adotados por ONGs ou que estejam em lares temporários e em famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além da castração, será fornecido um kit completo com medicamentos, roupa cirúrgica e colar elisabetano, garantindo todos os cuidados necessários para a recuperação do animal, sendo que os cuidados pós-cirúrgicos serão acompanhados pelos proprietários. Também serão feitos investimentos na compra de equipamentos para captura e manejo de animais em casos de acidentes e para atendimentos de emergência e urgência, os quais serão utilizados pelos bombeiros em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente.

CREDENCIAMENTO

O secretário Jackson Karpinski destacou que os interessados em cadastrar seus animais de estimação para a castração devem fazer o pedido online no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br), seguindo as instruções fornecidas na seção de protocolos online. Todas as solicitações serão recebidas e analisadas individualmente para verificar a elegibilidade para o programa. Para garantir transparência, os beneficiários das castrações realizadas com recursos públicos terão suas informações publicadas mensalmente no site da Prefeitura Municipal.

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close