Brigada Militar Getúlio Vargas recebe viatura semiblindada

Solenidade de entrega do veículo foi realizada no dia 7 e contou com a presença de representação do Governo do Estado

Uma solenidade realizada na manhã do dia 7 de maio marcou a entrega da nova viatura semiblindada para a Brigada Militar de Getúlio Vargas. Para observação dos protocolos de prevenção contra a Covid-19, a cerimônia foi realizada em ampla área aberta, na rua em frente à sede da Brigada Militar, com uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel aos presentes.

O evento contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; do Diretor do Departamento Institucional, Juarez Hampel, representando o Governo do Estado do RS; Deputado Estadual, Dirceu Franciscon; Vice-prefeito de Getúlio Vargas, Elgido Pasa; presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas, Jéferson Karpinski; Comandante Regional do Comando Regional Militar do Planalto, Tenente Coronel Eliel de Souza Roque; Comandante do 13º BPM de Polícia Militar, Major Uilson Leri Cecconello; Capitão da Brigada Militar de Getúlio Vargas, Ailton César Trindade; vereador Sérgio Lima; assessor do Departamento Institucional, Paulo Silveira; assessor parlamentar do Deputado Dirceu Franciscon, Vilmar Soccol; e de integrantes da corporação da Brigada Militar.

Também estavam presentes os prefeitos de Estação, Geverson Zimmermann; Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; e Sertão, Edson Luiz Rossatto; que também estavam recebendo oficialmente as viaturas para os seus municípios.

As viaturas, modelo Duster Renault, foram entregues oficialmente pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no dia 3 de maio, em Porto Alegre. Na oportunidade o prefeito Mauricio Soligo recebeu o veículo de Getúlio Vargas. Naquela ocasião foram entregues 221 veículos zero-quilômetro para todo o Estado, em um investimento de mais de R$ 19 milhões. Destas, 107 são viaturas semiblindadas, entre elas a que estavam sendo entregues.

A blindagem instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola. 40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão.  Os recursos vieram de emenda da bancada federal gaúcha com contrapartida do Estado.

Na solenidade fizeram uso da palavra o Comandante Regional do Comando Regional Militar do Planalto, Tenente Coronel Eliel de Souza Roque; o Deputado Estadual, Dirceu Franciscon; o representante do Governo do Estado, o Diretor do Departamento Institucional, Juarez Hampel; e o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo. Todos falaram sobre a importância das viaturas semiblindadas no combate à criminalidade e na segurança dos policiais em ação, podendo significar a vida deles.