Getúlio Vargas tem aumento do repasse do FPM por ter aumento de população: cidade passou de 16.154 habitantes para 18.111, um aumento de 12%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabilizou, até o dia 25 de dezembro, 11.088.065 pessoas morando no RS. Em comparação ao Censo Demográfico realizado no ano de 2010, o Estado ganhou cerca de 390 mil habitantes. Os números foram divulgados na última semana de 2022, preliminarmente, e como as entrevistas domiciliares continuam ocorrendo devem sofrer alterações.

O resultado prévio do Censo Demográfico de 2022 é um balizador da população atual, indicador que serve de parâmetro para definir quanto cada cidade receberá a partir de agora do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Getúlio Vargas comemora a ascensão: em 2010 contava com 16.154 habitantes, saltando para 18.111, um aumento de 12%. Na primeira transferência do FPM de janeiro recebeu R$ 1,031 milhão, cerca de R$ 200 mil acima do que vinha recebendo. O prefeito Mauricio Soligo relata que o avanço de faixas significará incremento de 5% na receita total já orçada para o ano.

Ele lembra que desde 2015 a cidade busca comprovar a elevação. Em 2018, chegou a realizar levantamento com agentes comunitários, que não foi aceito pelo IBGE. Segundo ele, em 2020, com as primeiras notícias do Censo, a Prefeitura começou a alertar a comunidade sobre a importância de responder. Em 2022, a cidade ofereceu sala para o IBGE e fez fortes campanhas de divulgação em rádio, jornais e páginas da prefeitura para incentivar. Conforme fala Soligo, a cidade deixou de arrecadar R$ 10 milhões durante os anos sem atualização da população.