1º Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas

No dia 16 de fevereiro, sexta-feira, aconteceu o 1º Encontro Pedagógico do ano de 2024, evento promovido e organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Neste momento de formação, destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino, o tema em pauta foi “Da avaliação às aprendizagens” e contou com a participação da conferencista, Prof. Dra. Elisabete Maria Zanin, da URI de Erechim.

Os professores foram, inicialmente, acolhidos, com as palavras da Secretária de Educação, Sandra Betiatto, que desejou um excelente ano letivo a todos e enfatizou a importância do papel de cada um por uma educação de qualidade, que começa pela avaliação, a fim de se tornar aprendizagens, por meio de práticas significativas. Além disso, os professores foram recepcionados com os musicistas: Maestro Maurício Castelli, Camila Medeiros e Eliana Pavinatto Schimidt, que abrilhantaram a manhã com um repertório de músicas clássicas. Na sequência, a professora Mariele Bressan apresentou os resultados da avaliação institucional do ano anterior, os quais servirão de base para a elaboração do planejamento estratégico da Secretaria.

Após, a Prof. Dra. Elisabete Maria Zanin, além de explanar acerca do tema “Da avaliação às aprendizagens”, fez com que os presentes experienciassem a avaliação por rubricas, uma metodologia eficaz para materializar a avaliação de competências e habilidades, conforme prevê a BNCC, o Referencial Curricular Gaúcho e o próprio Referencial Curricular do Território Municipal.