2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho atrai mais de 16 mil visitantes

2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho   atrai mais de 16 mil visitantes

Evento foi realizado em Getúlio Vargas, de 15 a 17 de março

Mais de 16 mil pessoas passaram pelo Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores, de Getúlio Vargas, nos dias 15, 16 e 17 de março, durante a realização do 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho. Foram comercializados mais de 15 mil copos de chopp, totalizando mais de 6 mil litros de cerveja e chopp. A promoção do evento, realizado com absoluto sucesso, foi da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas. O patrocinador Diamante foi a Sicredi Sul Minas.

Quatorze cervejarias participaram, apresentando suas mais variadas bebidas. O encontro reuniu bandas ao vivo, ótima gastronomia, brincadeiras no espaço Kids, workshop de cervejas, exposição de carros antigos promovida pelo Automóvel Clube de Getúlio Vargas, exposição história sobre a história das cervejarias no município, preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, por meio do historiador Neivo Fabris, espaço Aero Clube, espaço tattoo e muita cerveja artesanal. Presente durante todos os dias do festival de cervejas, a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social com sua equipe de profissionais.

Patrocinado na categoria Diamante pela Sicredi Sul Minas, o festival contou com a participação de quatorze cervejarias, cada uma exibindo uma ampla variedade de suas melhores criações. Além da apreciação de cervejas artesanais, os visitantes puderam desfrutar de entretenimento diversificado, incluindo apresentações ao vivo de bandas, uma seleção de gastronomia de primeira qualidade, atividades no espaço Kids, workshop de cervejas e até uma exposição de carros antigos em colaboração com o Automóvel Clube de Getúlio Vargas. Teve almoço solidário com o Braseiro do Bem, com renda para o Hospital Santo Antônio, de Estação. Destacou-se também uma exposição histórica sobre a tradição cervejeira local, preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, sob a supervisão do historiador Neivo Fabris. O espaço Aero Clube e a área de tatuagem também proporcionaram experiências únicas aos presentes. Durante os três dias de celebração, a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social permaneceu presente, garantindo assistência médica a todos os participantes.

DESTAQUE PARA A TERRA DA CERVEJA

A cerimônia de abertura oficial, realizada na noite de sexta-feira, 15, contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito Mauricio Soligo e a Deputada Delegada Nadine, no ato representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS. A solenidade também foi prestigiada pelo vice-prefeito Elgido Pasa, pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Aquiles Pessoa da Silva, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Jairo Klein, pelo presidente da Associação de Cervejeiros de Getúlio Vargas, Robson Serafini da Silva, e pelo representante da Sicredi Sul Minas, Ronei Reginato. Ainda participou da solenidade o casal Ana Maria Negretto  e Miguel Antonio Negretto, um dos cervejeiros da Serramalte que, no dia, foi considerado Hóspede Oficial do Município, pelo Decreto Nº 3.968, de 15 de março de 2024.

Todos os pronunciamentos da solenidade abertura ressaltaram a importância histórica da produção de cerveja em Getúlio Vargas, que remonta aos tempos em que o município abrigava a cervejaria Serramalte. Graças ao Projeto de Lei nº 274/2023, proposto pela Deputada Delegada Nadine e sancionado pelo Governador Eduardo Leite em novembro de 2023, o município recebeu o título oficial de " Getúlio Vargas, a Terra da Cerveja", honra celebrada com o descerramento de uma placa comemorativa durante a cerimônia de abertura do festival.

Além do patrocínio da Sicredi Sul Minas, o evento contou com o apoio de diversos outros patrocinadores, incluindo Haiduch, Botolli Veículos, Bressam, Scharff, Mabel Bernardo, A Folha Regional e Grupo Tribuna.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL AGRADOU

A programação musical do festival foi um grande destaque, agradando a todos os presentes. Desde acrobacias aéreas emocionantes do Aero Clube de Getúlio Vargas até apresentações de bandas locais e nacionais, como Banda Vitrola Rock, Vera Loca, Disco Trio, Banda Prado Show, Comunidade Nin-Jitsu, Valkiria Rovani, Melissa Rocker, Pagode Social, Banda Carlos Gomes e Banda Munique, o evento proporcionou momentos de pura diversão e entretenimento ao público.

Durante o encerramento, o prefeito Mauricio Soligo expressou agradecimento a todos os cervejeiros, food trucks, Instituto Histórico e Geográfico, Associação de Cervejeiros de Getúlio Vargas e a toda a população que esteve presente no 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúch. Ele anunciou, ainda, a realização de mais uma edição para o próximo ano. Também, agradeceram a participação de todos o presidente da Associação, Robson Serafini da Silva, e o representante do Sicredi, patrocinador Diamante do evento, Marcos Pioner.