Aberto o 13º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

Com o acendimento da Chama Crioula, na noite desta quinta-feira, 14 de setembro, entrada das bandeiras de cada entidade acampada e a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi aberto, oficialmente, o 13º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas. A pira foi acesa pelo patrono do AF, Valdir Barbosa Granja.

A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputada Delegada Nadine, vice-prefeito Elgido Pasa; presidente da Câmara de Vereadores, vereador Nilso Talgatti; o presidente da AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai), o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; a Defensora Pública Dra. Bia Makki Weinert; Comandante da 3ª CIA da BM de Getúlio Vargas, Cap. Ailton Cesar Trindade; Comandante do Corpo de Bombeiros da 5ª SCI de Getúlio Vargas 1º Sargento Cristiano Zanini Fava; coordenador da 19º Região Tradicionalista, Aldair Menosso; vice-presidente da Sicredi Sul-Minas, Ademir José Simione, prefeitos da microrregião de Getúlio Vargas, secretários municipais; representantes dos galpões, convidados e imprensa.

Em seguida, foi tocado e cantado o Hino Nacional e realizados os pronunciamentos das autoridades. O Acampamento de Getúlio Vargas conta com financiamento do Pró Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e Fundo de Apoio à Cultura (FA).

Antes da abertura oficial, nos turnos da manhã e tarde, foi grande o movimento de crianças e jovens no Acampamento Farroupilha. Nos galpões, aconteceu a Ação Educativa por meio de Oficinas Campeiras, em que a cultura gaúcha foi o foco.

Estas oficinas acontecem também nesta sexta-feira, 15, nos turnos da manhã e tarde.

SHOWS ARTÍSTICOS

Os shows de Cesar Oliveira e Rogério Melo e do Grupo Cantar Galponeiro abriram a agenda de shows do Acampamento Farroupilha. Logo após a primeira música casais abriram a pista de dança e começaram o baile.

Neste segundo dia do Acampamento Farroupilha, sexta-feira, 15, sobem ao palco o nativista Cristiano Quevedo, às 21h, e Grupo Bate Coxa, às 23h.

No sábado, 16, será a vez de Luiz Marenco subir ao palco, a partir das 21h, seguido do grupo Fandango Serrano, a partir das 23h.

Na segunda-feira, 18, à noite, a partir das 21h, tem os Reis do Fandango, e, às 23h, show com Os Mateadores.

Na terça-feira, 19, o show é com o Walter Moraes, a partir das 21h, e Grupo Vento Negro, a partir das 23 horas. Antes, porém, o espetáculo fica por conta das invernadas artísticas dos CTGs Getúlio Vargas e Tropilha Crioula, com suas belíssimas apresentações artísticas, a partir das 19h.

Todos os shows são gratuitos.

BAILE PARA A MELHOR IDADE

Os grupos da Melhor Idade de Getúlio Vargas também têm vez no Acampamento Farroupilha. No domingo, 17, tem baile para eles, a partir das 15h, com animação de Nelson Krasuski. Estão convidados para o evento todos os grupos de terceira idade da região.

Também no domingo,17, tem Ronda Crioula, com grupos artísticos locais, a partir das 20h.

MISSA CRIOULA

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura Gaúcha, que se comemora, em Getúlio Vargas, com muita integração, shows nativistas, comida campeira, desfile e muita cultura, e termina 20 de setembro, em que se comemorado o Dia do Gaúcho. Entre as várias atividades em comemoração à Semana Farroupilha, um dos pontos altos do evento é a Missa Crioula que será realizada no início da noite de domingo, 17 de setembro, às 18h, no espaço do 13º Acampamento Farroupilha.

CAFÉ DE CHALEIRA

No início da manhã desta quinta-feira, para marcar o início dos festejos farroupilhas em Getúlio Vargas, no TG Getúlio Vargas foi servido um Café de Chaleira, com a participação de representantes de todos os galpões, entidades apoiadoras, o patrono do 13º Acampamento Farroupilha, Valdir Barbosa Granja, e tradicionalistas.

PATROCINADORES E APOIADORES

O AF 2023 conta com os seguintes patrocinadores:

Patrocinador Diamante: Sicredi Sul Minas

Patrocinador Ouro: Cooperativa Santa Clara

Patrocinador Prata: CFC Baranceli

Patrocinadores Bronze: Box Sul Embalagens, Supermercado Ideal, Consultório Odontológico Umberto Guidi, UNIDEAU, IDESC, Colégio de Educação Básica Santa Clara, Coocatrans – Transportadora, Armazém de Regalos, Chapeação do Ademir, Noskoski Indústria de Confecções, Franklin espetos e grelhas, CTG Tropilha Crioula, CTG Getúlio Vargas, Açougue do Arruda, Stara Polotech, Flipwash Botique e lavagem automotiva, Tieppo Automóveis, Construmil Materiais de Construção, Enerbras instalações elétricas, Cresol, Lions Club e ARC-54. E apoiadores: 19ª Região Tradicionalista e Ervateira Verde Mate.