Alunos da EMEF Cônego Stanislau Olejnik visitam Centro Administrativo Municipal

Na manhã do dia 05 de outubro, os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik, acompanhados pela Professora Mariele Zawierucka Bressan e pela Diretora, Professora Daniê Mikolaiczik, realizaram uma visita ao Centro Administrativo Municipal com o objetivo de conhecer o funcionamento da administração pública e dialogar com o Prefeito Municipal, Sr. Mauricio Soligo.

A atividade foi a culminância de um projeto, realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, em que os estudantes aprenderam sobre o gênero “Carta de reclamação”. Após reflexões, em sala de aula, os alunos efetuaram a primeira produção textual - uma carta de reclamação - com base tanto na estrutura do gênero quanto nas demandas da própria comunidade. Feita a reescrita textual, os textos foram passados a limpo pelos alunos, na sala de informática da escola. As cartas foram endereçadas ao Prefeito Municipal, que recebeu os estudantes em seu gabinete, para dialogar sobre os pontos destacados.

Na oportunidade, o Prefeito tirou dúvidas das crianças acerca do trabalho e das responsabilidades de uma liderança pública, além de instigar cada criança a dar continuidade nos estudos. Os alunos também conheceram outros espaços da Prefeitura, em especial, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Secretaria do Meio Ambiente.

Mais do que o trabalho relacionado a um objeto do conhecimento previsto na BNCC, as atividades oportunizaram aos alunos a prática da cidadania, percebendo a responsabilidade de cada um na execução das ações.