Audiência Pública debate o projeto de revitalização da Praça Flores da Cunha

A audiência pública para apresentação do projeto de revitalização da Praça Flores da Cunha de Getúlio Vargas, realizada no final da tarde desta terça-feira, 19, contou com um bom público que pode opinar e fazer sugestões ao projeto apresentado pelo Governo Municipal. Participaram do evento o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, o vice-prefeito Elgido Pasa, o presidente do Poder Legislativo, vereador Dinarte Farias, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades de classe, membros do Conselho Municipal de Turismo e comunidade.

Ao abrir a audiência pública, o prefeito Mauricio Soligo falou que o que se pretendia naquele momento era apresentar uma proposta de revitalização do primeiro patamar da praça, utilizando recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil do deputado Jerônimo Goergen, recurso disponibilizado em 2021, mais contrapartida da Prefeitura de cerca de R$ 300 mil, visando recuperar todo o piso e alguns espaços importantes do local: coreto, chafariz, recuperação dos mosaicos das pedras portuguesas, além da acessibilidade.

Segundo Soligo, a Prefeitura aguarda receber mais R$ 500 mil – também de Emenda Parlamentar do Deputado Giovani Cherini – 2022, recurso que ainda não foi disponibilizado e que também será utilizado na praça, em uma próxima etapa.

A apresentação do projeto foi feita pela arquiteta contratada pelo município para esta finalidade, Makeli Maschen. Conforme colocou, nesta primeira etapa da revitalização da Praça Flores da Cunha será dada ênfase na recuperação da pavimentação em pedra portuguesa e mosaicos; e melhoria da acessibilidade.

O projeto propõe a realização dos seguintes serviços: recuperação da pavimentação em pedra portuguesa e mosaicos, troca dos meios fios, reconstrução escadas entre patamar do chafariz e da cuia, acesso adaptado pelas duas ruas laterais ao patamar do chafariz e do coreto, ligação adaptada entre os níveis do mesmo patamar, contenção nos taludes existentes e repintura dos monumentos. Conforme apresentado, as pedras portuguesas ocupam uma área de 819,82m², sendo que na área do chafariz são 565,00m², o que representa 70% de toda a área.

Após apresentação de todas as plantas com detalhamento de intervenção a ser realizada, foi aberto para os presentes darem sugestões, momento coordenado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein.

Ao final da audiência, por meio de voto dos presentes, foram deliberadas as seguintes providências: que seja feito o projeto de revitalização de toda a praça para ser apresentado em audiência pública para sugestões e ajustes, com projetos de paisagismo e de iluminação; que sejam observadas as canalizações pluviais da praça verificando se está tudo perfeito, assim como nesta primeira etapa já se deixem as canalizações da rede elétrica subterrâneas prontas. Todas as sugestões foram acatadas e segundo o prefeito Mauricio Soligo serão executadas conforme deliberação dos presentes na Audiência Pública.