Empresa multinacional que se instalará em Getúlio Vargas promove palestra para empresários e comunidade

ARAPL abordou “Inovação é driblar a necessidade com criatividade”

A ARAPL, empresa de origem indiana expert em sistemas de manufatura inteligente, promoveu, na noite desta quarta-feira, 14 de setembro, uma palestra sobre “Inovação é driblar a necessidade com criatividade”. A oportunidade também serviu para o novo empreendimento que se instalará em Getúlio Vargas fazer uma apresentação das suas atividades para empre­sários. O palestrante foi o diretor do novo empre­endimento, Wilian Di Donatto, que falou sobre os objetivos e os planos da empresa para Getúlio Vargas. O prefeito Mauricio Soligo prestigiou o evento. Na sua manifestação afirmou que a instalação da ARAPL é o início de um processo que vai colocar Getúlio Vargas em outro cenário, num patamar histórico. Também acompanhou a palestra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein.

A ARAPL Serviços Tecnológicos S/A atualmente está sediada em Erechim e com base tecnológica em Pune, na Índia, fará um investimento previsto para os próximos cinco anos de 1,5 milhão de dólares. Como contrapartida ao município a empresa compromete-se em transferir tecnologia em sistemas e programação de alto nível e inteligência artificial às escolas técnicas e universidades locais; desenvolvimento de eventos de atualização tecnológica para indústria local; apoio e assessoria a integração de processos de comunicação e transferência de dados computacionais da rede pública de Getúlio Vargas, através de design de fluxos e arquitetura de gestão ágil; abertura de endereço fiscal em Getúlio Vargas, como faturamento de 100% das vendas realizadas pela unidade ARAPL Intelligent Manufacturing, recolhendo todos os impostos localmente; apoio e mentoria através do seu programa incubador de futuras empresas, que estará à disposição dentro da futura unidade; utilização das empresas locais como fornecedores de materiais; geração de cerca de 30 empregos diretos, além do desenvolvimento de empresas locais, com geração de inúmeros empregos indiretos; apoio e assessoria às empresas locais no desenvolvimento tecnológico e planejamento de investimentos.

A sede da empresa será construída em ter­reno doado pelo Municí­pio no Distrito Industrial São Cristóvão, mas em breve será aberto um escritório na cidade para iniciar os contatos com os empresários. Ainda, uma equipe irá visitar as empresas lo­cais para conhecer me­lhor as necessidades tecnológicas de cada uma delas, buscando desenvolver ferramen­tas que auxiliem a pro­dução automatizada. A IDEAU e o Institu­to Federal do Rio Gran­de do Sul (IFRS), de Erechim, são parceiros para o desenvolvimento de projetos tecnológicos de inovação.

A previsão para o início das atividades na nova unidade em Ge­túlio Vargas (centro de pesquisa e desenvolvi­mento de tecnologia) é o segundo semestre do próximo ano.